Prova internacional de ciclismo tem recorde de participantes em Rio das Ostras

Bikes invadiram a cidade na primeira etapa do Audax e nos desafios de 50 km e 100 km

A primeira etapa do Audax 2013, evento ciclístico reconhecido mundialmente, reuniu mais de 220 atletas em Rio das Ostras, no último domingo, 3. Nesse dia também aconteceram os desafios de 50 km e 100 km. Os eventos registraram número recorde de participantes. O Audax é um evento não-competitivo e de longa distância que tem contribuído para destacar a cidade no cenário do ciclismo brasileiro e sul-americano. A próxima etapa do Audax Rio, de 300 km, acontece dia 27 de abril também em Rio das Ostras.

Os atletas saíram de Costazul por volta de 7h30 da manhã e seguiram em direção a Quissamã, retornando a Rio das Ostras. Os ciclistas que optaram por participar do desafio de 100 km pedalaram até Macaé e os que fizeram 50 km, até Cantagalo, retornando ao local da largada.
“Rio das Ostras abraçou de vez o Audax Rio. Percebemos uma evolução no apoio da Prefeitura. O número recorde de participantes é resultado desse investimento”, opina Thiago Gomes, organizador da prova. Ele ainda destacou o suporte da Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Saúde. “A bicicleta agora faz parte de um conjunto de políticas públicas da Prefeitura”, completou.
O esporte também tem o poder de inclusão. Um dos ciclistas participantes foi Tadeu Jr, de 16 anos, deficiente visual, que estava ansioso antes da sua primeira prova de 100 km. Tadeu participou do desafio em uma bicicleta dupla (Tandem) com seu treinador Eduardo Almeida, também diretor da BikeRO.
“Estou muito empolgado. Eu fiquei sabendo dessa prova e quis participar. O Eduardo me preparou e me sinto bem e tranquilo”, conta o jovem, que já pedalou 80 km em um circuito de treino.
CIDADE BIKE – Este ano, a prova passa a se inserir no recém-lançado Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, da Prefeitura. O projeto busca estimular o ciclismo como prática de esporte, saúde e por seu aspecto ambiental e de mobilidade urbana. Além disso, o Audax promove a imagem da cidade e movimenta o setor de turismo.
“Além de fomentar o esporte e a vida saudável, o Audax contribui para o turismo. Os ciclistas e acompanhantes se hospedam na cidade, que tem localização privilegiada para a prática e eventos de ciclismo”, explica a secretária de Turismo Carla Ennes.
O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, destacou a prova como uma das iniciativas do Município em prol do ciclismo. “O objetivo do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike é fazer com que toda a cidade pedale. E o Audax se insere perfeitamente nessa ideia porque é um evento não-competitivo”.
BREVETS – Já estão previstas as provas de 300 km, em abril, e de 400 km do Audax Rio, dia 25 de maio. Em junho, acontece a prova de 600 km. Os ciclistas que percorrerem todas as provas (brevets) do Audax Rio se qualificam para os circuitos internacionais Londres-Edimburgo-Londres (de 1400 km) e Madri-Gijón-Madri (1200 Km).
Os organizadores também projetam um circuito de 60 km, que deve acontecer em junho, especialmente para os estudantes das escolas municipais.
O Audax, como uma das iniciativas do Rio das Ostras Cidade Bike, é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com organização da Pedal 2, apoio da BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.