Projeto Rua Limpa Cidade Limpa chega ao Liberdade
Prefeitura de Rio das Ostras promove dois dias de mobilização pela limpeza e educação ambiental na localidade
O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa chegou à localidade de Liberdade nessa sexta-feira, dia 12. Cerca de 500 pessoas, entre alunos de escola públicas, moradores da localidade e profissionais de diferentes áreas se reuniram na Praça Gilson Zarour para participar da ação. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Max de Almeida, o objetivo do projeto é sensibilizar a população para a causa ambiental. “Explicamos que pequenas ações, como por exemplo, colocar o lixo na hora certa e não jogar entulhos em terrenos baldios, contribuem para que tenhamos uma cidade mais limpa” afirma.
Essa edição teve uma novidade: a gincana ecológica realizada pelos estudantes. As escolas participantes receberam o regulamento e desempenharam as tarefas durante a semana. Na ação, as equipes apresentaram as atividades feitas, entre as quais, poesias sobre a natureza, teatro e roupa confeccionada com material reciclável. Lara Batista, de 14 anos, aluna da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, participava pela primeira vez do projeto. “Aprendi que há uma forma de preservar o meio-ambiente, reutilizando diversos materiais. Estou surpresa com quantas coisas podemos fazer com uma garrafa pet, por exemplo”.
Ao mesmo tempo em que acontecia a gincana, outros grupos, formados por estudantes e técnicos, visitaram as casas próximas orientando os moradores sobre os serviços de limpeza da Prefeitura e sobre a importância da participação de todos na conservação do município. O comerciante Luciano Silva recebeu o grupo. “Tem muita gente que ainda joga lixo na rua. É preciso conscientizar essas pessoas” diz.
Participaram dessa edição do Projeto “Rua Limpa, Cidade Limpa”, alunos das escolas municipais Elson Pinheiro, Francisco de Assis, Professora América Abdalla, além da Escola Estadual Cinamomo e Centro Integrado de Convivência (Cic) Gilberto Sobral. A diretora adjunta da Escola Municipal Francisco de Assis, Angélica Barreto, acredita que a participação de seus alunos é uma forma de reforçar o que é ensinado em sala de aula. “As crianças aprendem muito e já perceberam a importância do projeto. Todos estão empolgados para ajudar na preservação do meio ambiente” conta.
O PROJETO: – O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa foi criado em 2009 e tem peridiocidade mensal. Recentemente, o projeto ganhou uma versão ampliada, mobilizando mais de 600 pessoas por edição e acontecendo durante dois dias (no caso do Liberdade, 12 e 13 de agosto). Até dezembro desse ano serão realizadas mais cinco ações em localidades da cidade. A próxima edição acontece nos dias 16 e 17 de setembro, em local ainda não determinado.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social