Projeto incentiva crianças da Educação Infantil
Projeto incentiva crianças da Educação Infantil de Rio das Ostras a gostar de livros
“Trilhas”, parceria da Prefeitura com a Natura Cosméticos, vai beneficiar 3,2 mil alunos de 4 e 5 anos da rede municipal de ensino
No primeiro contato com os livros, são as belas gravuras e a narração da história que chamam a atenção das crianças que ainda não sabem ler. Se esse primeiro contato lúdico com a literatura não existe, no entanto, será muito mais difícil formar futuros leitores. Partindo desse princípio, a Secretaria de Educação de Rio das Ostras buscou uma parceria com o programa “Crer para Ver”, da Natura Cosméticos, e está implantando nas 19 escolas de Educação Infantil o projeto “Trilhas”, que vai beneficiar 3,2 mil alunos de 4 a 5 anos e envolver 143 professores.
O Trilhas tem o objetivo de criar oportunidades para que as crianças tenham maior acesso à literatura infantil e é composto de livros e material do professor. No lançamento do projeto, realizado na quinta-feira, dia 25, na escola municipal Jovenil Bastos da Silva, em Nova Cidade, esteve presente a secretária de Educação de Rio das Ostras, Maria Lina Paixão. “Com esse projeto, o professor é orientado a desenvolver uma série de estratégias para trabalhar com os alunos e incentivar o amor aos livros”, explicou.
No primeiro conjunto, denominado “Trilhas para Ler e Escrever Textos”, estão reunidos 20 livros, entre clássicos e obras mais recentes. “A casa sonolenta” (Audrei Wood), “Contos de Grimm”, “Bruxa, bruxa venha à minha festa” (Arden Durce), “Dona Baratinha” (Ana Maria Machado), “A formiguinha e a neve” (João de Barros “Braguinha”), “A galinha ruiva” (Elza Fiúza) e “Viviana, rainha do pijama” (Steve Webb) são alguns deles. Este acervo permanece na escola para ser utilizado em sala e os professores recebem ainda os “Cadernos de orientações”, com sugestões de atividades a serem realizadas junto às crianças, e “Cadernos de estudos”, para aprofundar os temas tratados.
Projeto – Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica, o projeto “Trilhas” convidou 210 municípios brasileiros a participar da iniciativa. A sua elaboração foi baseada em estudos nacionais e internacionais que indicam que a leitura é mundialmente reconhecida como determinante para a evolução da aprendizagem escolar.
Desde 1995, a Natura desenvolve o programa “Crer para Ver”, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública do Brasil. O programa conta com o apoio de mais de 850 mil consultores da Natura Cosméticos que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Crer para Ver. O recurso arrecadado viabiliza o apoio e o desenvolvimento de projetos na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.