Projeto gera bons resultados e estimula aprendizado dos alunos de Rio das Ostras
Game educativo é voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
Com o lançamento do Projeto M@is 5, em maio deste ano, cerca de 1,8 mil alunos de 65 turmas que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Rio das Ostras ganharam mais uma ferramenta para estimular o aprendizado.
Os bons resultados já começam a ser contabilizados e os estudantes se mostram mais confiantes na realização de provas e de outros processos avaliativos.
O coordenador pedagógico do M@is 5, Charles Tavares, explica que o projeto é dividido em módulos e segue o formato dos games educativos, reunindo 40 questões, com tempo estimulado para responder a cada uma delas. Antes de marcar as respostas, os estudantes têm acesso a um conteúdo multimídia, com vídeos e fotos.
“Todos os professores e alunos têm se mostrado muito interessados no projeto. Mesmo se as questões são de Língua Portuguesa e Matemática, a construção do conhecimento parte de um eixo maior, trabalhando temas relacionados a Ciências, Geografia e História de Rio das Ostras”, explica Charles.
Desenvolvido pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação, o projeto tem o suporte técnico da equipe do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM). Na preparação dos módulos, seguem os conteúdos exigidos pela Prova Brasil e o Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro).
APROVAÇÃO – Professor e alunos da turma 501 da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, aprovam o M@is 5. “Eu fiquei mais atenta na hora de marcar o cartão-resposta. Sem falar que as aulas do projeto são mais divertidas e animadas”, conta Alexandra Teófilo Gomes, de 11 anos.
“Gosto de jogar games e isso fez eu me identificar logo com o M@is 5. É mais interessante aprender com vídeos do que com a matéria passada apenas no quadro”, afirma Josué Willian Neves Rosa, de 11 anos. “Consigo prestar maior atenção e responder melhor quando as aulas são mais dinâmicas”, completa Luan da Silva Barcelos, de 10 anos.
Lecionando há 29 anos na Rede Municipal de Rio das Ostras, cinco deles à frente das turmas de 5º ano da Escola Professora Marinete Coelho de Souza, o professor Ronaldo Moreira fala dos bons resultados do projeto. Segundo ele, o M@is 5 é um importante instrumento pedagógico também por trabalhar questões com as quais os estudantes têm dificuldade, como preencher o cartão-resposta e gerenciar o tempo da prova.
“Alguns alunos marcam a reposta errada, mesmo sabendo como resolver a questão, por não estarem familiarizados com o cartão-resposta. O tempo estimulado para resolver cada enunciado também é uma novidade e ajuda a se organizarem melhor. Existem educadores que criticam o uso exagerado da tecnologia pela nova geração e o M@is 5 vem provar que essa ferramenta pode auxiliar o aprendizado”, explica Ronaldo.
FONTE: ASCOM – PMRO.