Projeto Geoparque é apresentado em Rio das Ostras

Informações sobre turismo, patrimônio cultural e belezas naturais serão enviadas à Unesco – Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura

O projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, foi apresentado na última quinta-feira, dia 18, no auditório da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras. A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. A UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Zurique também participam da coordenação.
A apresentação do projeto foi feita pela geógrafa Gisele Ferolla Vasconcellos, responsável pelo acompanhamento junto à Escola Politécnica de Zurique. Na ocasião, a palestrante falou sobre os diversos benefícios para a região. “Ao obter o selo da Unesco, a região passará a ser reconhecida internacionalmente com integrante da Rede Global de Geoparques, desta forma, recebendo incentivos para estimular o turismo científico e cultural”, destacou.
A expectativa para a criação do projeto é grande, já que, na América Latina, atualmente existe apenas o Geoparque de Araripe, no Ceará. Estão sendo realizadas oficinas com representantes dos municípios envolvidos para organização das informações disponíveis sobre turismo, cultura, patrimônio e projetos educacionais. Também serão realizadas audiências públicas com membros dos governos locais e empresários de diversos setores ligados ao turismo, além de representantes de ONGs e movimentos sociais. Todas as informações serão incluídas no dossiê que será enviado à Unesco.
GEOPARQUE – Consiste em um território com limites bem definidos, que possui patrimônio geológico de importância científica, além de raridade e beleza. A área tem como propósito preservar o espaço, adotar e promover o turismo sustentável, incentivar e apoiar a boa gestão territorial e difundir a educação ambiental, entre outros. A abrangência do Geoparque dos Costões e Lagunas é de 15 municípios do litoral norte fluminense, de Maricá a São João da Barra, incluindo a Região da Costa do Sol (onde fica Rio das Ostras), sendo uma área total de 10.200 Km2 e aproximadamente 1 milhão e 600 mil habitantes.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.