Projeto de educação ambiental conscientiza alunos de Rio das Ostras sobre a importância da água
Sob a orientação dos professores envolvidos, os alunos estão sew transformando em pequenos educadores ambientais. "Alguns contaram que antes o pai lavava o carro com a torneira e agora, a pedido deles, vão começar a usar o balde", conta a professora Eliana Helena de Souza, da Escola Municipal Fany Batista Esteves.
Um dos alunos da professora Eliana, Gabryell Silva Furtado, de 9 anos, do 5º ano, mostra que aprendeu a lição e conta qual o objetivo das visitas às residências.
"Estamos indo de casa em casa para conversar com as pessoas e falar que precisam economizar, demorar menos no banho, não deixar a torneira aberta na hora de escovar os dentes e não jogar lixo na praia", afirmou Gabryell.
O projeto está contemplando 340 alunos das turmas de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental que estudam em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino localizadas próximas a dois importantes ecossistemas riostrenses, o Canal de Medeiros e a Praia da Tartaruga. As escolas envolvidas são Pedro Moreira, Mestre Marçal, Cidade Praiana, Maria da Penha de Oliveira e Fany Batista Esteves.
Composto por quatro etapas, o projeto começou em sala de aula, com os alunos se informando sobre os ecossistemas. A segunda etapa foi a saída em campo, para conversar com a população; a terceira será uma visita a Vicel; e a quarta, marcando o encerramento da iniciativa, consistirá num encontro Ecocultural, com apresentações teatrais, musicais e outras, mostrando o que estudantes aprenderam.
FONTE: SECOM – PMRO.