Programa de Rio das Ostras reúne alunos, educadores e pais para falar de Saúde
Atividades do “Saúde na Escola” se estendem agora também à rede privada de ensino
Na última semana, o Programa Saúde na Escola de Rio das Ostras foi apresentado no Congresso Brasileiro de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, como uma das iniciativas bem-sucedidas da rede pública.
O programa desenvolve atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde nas escolas e unidades voltadas para crianças e jovens.
Nesta semana, a equipe esteve em diferentes escolas, capacitando professores em oficinas sobre doenças sexualmente transmissíveis – DST, na Escola Municipal Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, e riscos da exposição à radiação solar, na Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital. Os temas serão depois tratados com os alunos em sala de aula. A programação inclui também rodas de conversa sobre direitos e diversidade com os jovens, na Escola Municipal Fazenda da Praia, no Mar do Norte, na sexta-feira, 14.
AMPLIAÇÃO – A atuação do PSE agora vai se estender à rede privada de ensino. No dia 17, segunda-feira, profissionais do Programa junto com a equipe de Resgate vão promover a oficina “Ações Simples que salvam vida: primeiros socorros em unidades escolares”. A oficina acontece a partir de 19h30 no Centro Integrado de Ensino Educarte, no Jardim Mariléa. O objetivo é levar conhecimentos básicos sobre socorro a emergências para professores e outros trabalhadores da escola, além de alunos que servirão de multiplicadores dessas informações.
Na próxima semana, a programação inclui atividades em unidades municipais de ensino e na Casa da Criança, mantida pela Secretaria de Bem-Estar Social.
SAÚDE NA ESCOLA – O PSE contribui para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
O Programa reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais da Saúde e Educação, além de contar com parcerias com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com MC Natan, entre outras.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social