Primeira turma de alunos do Pronatec/Brasil Sem Miséria recebe certificados em Rio das Ostras

Formatura dos mais de 200 beneficiados acontece nesta quarta, dia 12, às 19h, no Iate Clube

 

 

Moradores de Rio das Ostras, que se inscreveram no início deste ano para diversos cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social do Município, recebem seus certificados nesta quarta, dia 12, às 19h, na solenidade de formatura que acontece no Iate Clube Rio das Ostras.

Foram oportunidades para operador de logística portuária, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, cuidador infantil, inglês básico, recepcionista, almoxarife, montador de painéis elétricos, identificador florestal, cuidador de idoso e auxiliar de departamento de pessoal. Ao todo, 215 pessoas foram beneficiadas e participam da formatura. 

Segundo a Secretaria de Bem-Estar Social do Município, mais de 11 mil famílias recebem benefícios em Rio das Ostras. Para a secretária Rose Santos, os programas de transferência de renda são importantes para a população. Porém, é preciso capacitar esses beneficiários para a entrada no mercado de trabalho, com uma certificação que é reconhecida e importante.

“Temos exemplos de famílias inteiras se formando nos cursos oferecidos e isso faz toda diferença para nós. Ao mesmo tempo em que os auxiliamos com essas oportunidades profissionais também abrimos novas possibilidades de ajuda para tantos outros que necessitam dos programas de transferência de renda”, comentou Rose Santos.

Segundo a coordenadora do Pronatec/BSM – Brasil Sem Miséria no município, Edilene Araújo, um cadastro de pessoas interessadas em futuras qualificações já existe e para o ano que vem novas turmas deverão ser criadas. “Nossos cursos têm de 160 a 400 horas de duração, acontecendo entre 2 e 4 meses, justamente para proporcionar uma qualificação rápida para os participantes. Assim, a possibilidade de inserção no mercado de trabalho acontece mais rapidamente”, destacou.

Os interessados podem obter mais informações nas unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, de segunda a sexta, das 8h às 17h e os documentos necessários para inscrição são: cópias de identidade, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.