Presidente do Sindicomércio participa do programa LIDER do Sebrae na Região dos Lagos
Encontro aconteceu nesta quinta, 13, em Armação de Búzios
O presidente do Sindicato do Comércio de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, Marcelo Ayres, participou do lançamento do Programa LIDER (Território Empreendedor) , desenvolvido pelo Sebrae. O advogado foi um dos selecionados para integrar a ação na Região dos Lagos. O encontro aconteceu em Buzios nesta quinta, dia 13. A iniciativa tem como principal objetivo formar líderes a partir do desenvolvimento do território brasileiro de forma sustentável, com ênfase nas potencialidades e oportunidades de negócios na Região dos Lagos.
Na ocasião, foi apresentada a palestra “Cidades Inteligentes” e o case do LIDER Médio Paraíba, que virou uma Agência de Desenvolvimento.
“Essa metodologia estabelece e apoia uma agenda de Desenvolvimento Regional, pensada e construída por todos os atores dentro da nossa sociedade. Quando pensamos de forma integrada, tomamos decisões mais assertivas, com redução de custos e riscos”, explica Ana Cláudia Melo, coordenadora do Sebrae Rio na Região dos Lagos.
Para Ayres, é fundamental pensar coletivamente. “Quando a gente une forças com outros municípios construímos pontes importantes para desenvolver estratégias de políticas para que localmente consigamos uma cidade mais sustentáveis. Onde tiverem iniciativas como esta, o Sindicomércio estará presente”, conta Marcelo.
PROGRAMA LIDER – Programa estratégico voltado para Políticas Públicas. Atualmente, já alcançou mais de 3 mil lideranças em todo o país, com metodologias modernas, integradoras e objetivas. O Sebrae conduzirá lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para atuarem de forma integrada, capacitada e representativa para construção de um planejamento de ações prioritárias a serem realizadas no território por seus agentes e atores, a partir de uma projeção futura pactuada em um processo de construção coletiva que representam as prioridades do território para a promoção do desenvolvimento regional. Ao longo do trabalho, alguns tópicos que poderão ser desenvolvidos são: infraestrutura; mobilidade e logística; recursos humanos; educação; saneamento; finanças públicas; tecnologia e inovação.