Prefeitura trabalha para minimizar impacto das chuvas

Obras de drenagem, como Projeto Reviver, foram fundamentais para reduzir alagamentos

Rio das Ostras, assim como outras cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, sofreu com os temporais que começaram no fim da semana passada. Porém os impactos na cidade não foram tão grandes quanto em outros municípios próximos, por conta das obras de drenagem realizadas pela administração municipal, dentre elas o Projeto Reviver, e o trabalho preventivo feito durante o ano. A atuação das equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos durante as chuvas também foram importantes para minimizar os problemas das enchentes.

Pelo Projeto Reviver, foram construídos 40 quilômetros de sistema de drenagem, além das duas bacias de acumulação, com a capacidade de absorver 12,6 milhões de litros de águas pluviais que são encaminhadas para o Canal de Medeiros. Essas obras, assim como o projeto de drenagem no Jardim Mariléa,  contribuíram para reduzir os alagamentos na cidade.

O trabalho da Prefeitura contra as enchentes é permanente e acontece durante todo o ano, com a limpeza de rios e canais e do sistema de drenagem. No entanto, o volume anormal de chuvas que atingiu o município – resultado do acúmulo da temperatura de mais de 10 dias de seca e calor e a chegada de uma zona de convergência vinda Região Norte do País – causou alagamentos e demandou ações especiais.

Nos últimos dias, a Defesa Civil de Rio das Ostras removeu cerca de 60 pessoas de suas residências, encaminhadas a casa de parentes. Outras 17 foram abrigadas em instituições da Prefeitura, mas já retornaram às suas casas. Os moradores atendidos receberam cobertores, roupas de cama, travesseiros, material de limpeza, além de alimentação. Equipes da Defesa Civil também retiraram árvores tombadas em vias públicas, imóveis e da rede elétrica. Em Palmital e Mar do Norte houve necessidade de utilização de um barco para remoção de famílias.

A Secretaria de Serviços Públicos permanece realizando a limpeza das caixas-ralos e da retirada de lama das ruas mais atingidas. Uma equipe também está trabalhando até o fim desta semana na limpeza da rede tronco que abrange diversas localidades do município, entre eles Peroba, Liberdade, Casa Grande, São Cristovão e Sol y Mar.

Canal de Medeiros – Um dos problemas foi a cheia do Canal de Medeiros, que transbordou, alagando áreas como Serramar, Extensão do Bosque, Recanto, entre outras áreas.

A Secretaria de Serviços Públicos realiza a limpeza permanente do Canal de Medeiros – no trecho dentro dos limites da cidade. O secretário Nilton Teixeira explica que, para que o escoamento da água do Canal se regularize, é necessária e urgente uma limpeza do Medeiros no trecho que está fora dos limites do município. “A Prefeitura já fez algumas solicitações de providências ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável por essa ação, e aguarda uma solução por parte do Instituto”, disse o secretário.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.