Prefeitura investirá R$ 25 milhões em obras no Nova Esperança
Prefeito Carlos Augusto deu a ordem de execução para obras que vão contemplar a localidade com rede de esgoto, área de lazer, nova pavimentação e nova rede de drenagem
Com recursos oriundos do próprio orçamento municipal, a Prefeitura de Rio das Ostras começou mais uma importante obra, depois que o prefeito Carlos Augusto deu a ordem de execução na última segunda-feira, dia 16. Mais de R$ 25 milhões serão injetados na localidade Nova Esperança para urbanização, em obras de rede de esgoto e drenagem, pavimentação, paisagismo e melhorias na iluminação. O prazo previsto para o término do trabalho é de 28 meses.
O prefeito Carlos Augusto destaca que a importância histórica da localidade, a presença de áreas de preservação e a concentração de um relevante número de habitantes foram fatores que contribuíram para dar prioridade aos investimentos. “É uma satisfação imensa ver que, mesmo com todas as dificuldades que a Administração Municipal passou nos últimos dois anos com as perdas na arrecadação de royalties, foi possível elaborar e colocar em prática um importante projeto de urbanização e saneamento para os moradores de Nova Esperança”, disse, lembrando que muitas outras localidades serão contempladas com obras ainda este ano.
Cerca de 1500 residências de Nova Esperança terão suas redes individuais de esgoto ligadas à rede coletora, que bombeará os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Serão instalados aproximadamente nove mil metros de tubulação para coleta e tratamento de esgoto, além de 10 mil metros de rede para a drenagem de águas pluviais. Na localidade também será construída uma praça com a instalação de brinquedos de fibra e grama sintética.
A população poderá contar também com 16 mil metros quadrados de pavimentação com blocos intertravados, paralelepípedos e asfalto, e 21 mil metros quadrados de calçada, com diversos pontos de acessibilidade. O assessor de Planejamento e Controle da Secretaria de Obras, Mário Jorge Rabello, explica que a Administração Pública tem optado por utilizar calçamentos com intertravados para facilitar o escoamento das águas de chuva, além de agregar mais beleza ao acabamento.
O casal de aposentados Joacir Garcia e Darci dos Santos mora em Nova Esperança há 15 anos, tempo que “aguardam ansiosamente por melhorias na localidade”. “Esse investimento é uma garantia de um futuro melhor para nossa filha e nossos netos”, declararam.
Paulo Rodrigues é comerciante há 20 anos na localidade e acredita que o movimento em sua mercearia deve melhorar com as obras de infraestrutura. “Há tempos queríamos um bairro bem cuidado. Para nós, moradores, essa obra é uma grande alegria, até porque não sofreremos mais com problemas de alagamentos”, disse o comerciante.
Nas próximas semanas, a Secretaria de Urbanismo e Obras dará início à reforma e ampliação do posto de saúde de Nova Esperança.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo