Prefeitura faz parceria para oferecer cursos para taxistas de Rio das Ostras
Ensino de idiomas e gestão de negócios prepara profissionais para receber melhor os turistas
A Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Serviço Social do Transporte – Sest e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat, está disponibilizando cursos para taxistas que atuam no município. Trata-se do programa Taxista Nota 10, que oferece, de forma gratuita, o ensino de línguas estrangeiras para o segmento, além do curso de gestão de negócios. O objetivo é instruir esses profissionais para melhorar a comunicação com os turistas, visando, inclusive, prepará-los para receber melhor os visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que acontecem no País.
Na noite desta quarta-feira, dia 25, no auditório da Prefeitura, 14 taxistas que já se inscreveram receberam o material didático.
Os cursos de inglês ou espanhol, com duração aproximada de três meses, visam ainda capacitar os taxistas a esclarecer dúvidas e oferecer informações básicas sobre o município e seus pontos turísticos. Exclusivamente desenvolvidos para o segmento, os conteúdos e exercícios trazem situações e expressões comuns no dia a dia da profissão, tornando o aprendizado mais simples e divertido.
O aluno é o responsável por estudar o material no local e horário que tiver disponibilidade, respeitando o tempo sugerido pelo curso. Depois, precisam fazer uma avaliação presencial na unidade do Sest/Senat, em Campos dos Goytacazes, onde receberá um certificado, se obtiver nota igual ou superior a 60.
O curso de Gestão de Negócios, do Sebrae, pode ser feito concomitantemente ao de língua estrangeira. O material de estudo é encaminhado todo mês. O curso tem duração de 1 ano e 3 meses. O objetivo é contribuir para aprimorar a prestação do serviço e consequentemente aumentar a lucratividade.
Alex Matos atua há 1 ano e meio como taxista, principalmente no período da noite. Ele conta que já atende um grande número de estrangeiros que ficam hospedados em Rio das Ostras, principalmente durante o verão, além de trabalhadores da área off shore. “O curso vai agregar muito valor ao nosso trabalho”, disse.
Em nome dos taxistas, Adolfo Cruz agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Rio das Ostras e disse que os cursos são um incentivo para que todos melhorem o trabalho.
Estiveram presentes o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto e o subsecretário, Túlio Nogueira, o coordenador de Controle Urbano, Miguel Narcizo e o assessor Administrativo da Secretaria de Administração, Paulo Cézar Cândido.
É válido destacar que existem vagas para todos os profissionais que atuam em Rio das Ostras. Ao todo, 50 taxistas oferecem o serviço, sob a coordenação e fiscalização da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. A prestação de serviço passou a ser tabelada depois que a Prefeitura viabilizou a instalação de taxímetros. O aparelho é utilizado por todos os profissionais do segmento, mesmo durante a noite.
Os taxistas de Rio das Ostras interessados em fazer o curso, gratuitamente, devem entrar em contato com a Secretaria de Administração, que fica na sede da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2771-5551.
FONTE: SECOM – PMRO.