Prefeitura e Incra entregam documentação a produtores rurais de Cantagalo
Declaração de Aptidão ao Pronaf habilita agricultores a comercializar produção diretamente com o poder público
A Prefeitura e os produtores de Rio das Ostras puderam comemorar uma grande conquista nesta semana.
Depois de anos de empenho do Município junto à entidade federal, o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária entregou aos pequenos agricultores de Cantagalo, zona rural, a documentação que os habilita a comercializar sua produção diretamente com o poder público. As famílias receberam suas Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na última quarta, dia 27, em evento com a presença do prefeito Sabino.
“Depois de várias reuniões e conversas com o Incra, conseguimos avançar no nosso intuito de melhorar a qualidade de vida e geração de renda de nossos produtores. Essa conquista é resultado de luta que começou há anos. Além disso, o compromisso do Incra com a cessão de terras para que Prefeitura possa ampliar a oferta de serviços municipais na localidade comprova que estamos no caminho certo nesta parceria”, destacou o prefeito.
Waldir Leonel, que reside no local há mais de 20 anos, e vive do plantio de feijão, milho e criação de aves, disse que a entrega do documento vai dar mais estabilidade para os produtores, ampliando suas possibilidades de comercialização. “No ano passado, colhi 650 kg de feijão que vendemos direto nas feiras ou direto com os moradores. E para este ano espero colher a mesma quantidade, dentro de 90 dias”, comentou.
A agricultora Nelci Chagas também recebeu o documento está muito confiante com o aquecimento da produção no seu pequeno lote. Ela planta quiabo, milho e feijão e agora pretende ampliar suas atividades, com o cultivo de hortaliças, já que vislumbra novos caminhos para vender o fruto de sua colheita.
MAIS BENEFICIADOS – O Administrador do Incra na região, Celso Souza Silva, destacou que o Instituto está concluindo um levantamento das famílias que vivem da atividade agrícola para incluir mais produtores no Pronaf.
Celso disse ainda que o Incra vem fazendo um levantamento topográfico da região, com o apoio da equipe técnica da Prefeitura, para que outras áreas de Cantagalo possam ser cedidas para a Administração Pública Municipal.
“De posse das cessões de terra, a Prefeitura poderá ampliar sua atuação em Cantagalo, com a construção de um posto de saúde maior e ampliação da escola municipal, de forma a atender à demanda crescente por serviços na localidade”, concluiu o prefeito Sabino.
FONTE:
Departamento de Jornalismo