Prefeitura de Rio das Ostras limpa redes e canais para evitar enchentes
Limpeza e desobstrução das redes e canais se antecipa ao risco de alagamentos nos períodos de fortes chuvas
Antecipando-se ao período de fortes chuvas, a Prefeitura de Rio das Ostras está intensificando o trabalho de limpeza e desobstrução das redes de águas pluviais.
Nesta fase, equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão atuando em mais de 50 ruas do Centro, Parque Zabulão, Nova Cidade, Extensão do Bosque, Recreio, Costazul, entre outras localidades.
Também será feita a limpeza do Canal de Medeiros, ao longo dos seus mais de 3 mil metros de extensão, entre Palmital e Extensão do Bosque, a partir da próxima semana.
“A quantidade de areia e folhas que se acumula nas redes de drenagem é muito grande. Além disso, infelizmente, ainda é comum o hábito de utilizar a calçada para misturar massa de concreto para obras nas residências. Esse material escoa e se acumula nas caixas-ralos”, disse o secretário de Serviços Públicos, Magno da Matta. Lembrando à população que não é permitido o uso da calçada para esse fim.
Jozia Rodrigues Vidal, morador da Rua Flamengo desde 1993, no Centro, opina que o trabalho preventivo é de suma importância para evitar alagamentos durante as chuvas de Verão.
“Já sofremos com alagamentos e para evitar, prejuízos tivemos até que utilizar comportas no portão”, contou.
A moradora Merizete Fenandes lembrou a responsabilidade de cada morador para evitar enchentes.
“As pessoas também precisam contribuir não jogando lixo na rua. Não adianta a Prefeitura limpar e os moradores não colaborarem. Quem acaba pagando a conta somos nós, quando sofremos com os alagamentos” concluiu.
LIMPEZA – Equipes da Secretária de Obras também trabalham nesta semana na retirada de entulhos no Terra Firme. Só nos primeiros dias foram retiradas cerca de 12 toneladas. O serviço continua na próxima semana na localidade.
A Prefeitura lembra que a coleta de lixo doméstico está sendo feita regularmente e que recolhe, gratuitamente, entulhos (restos de obras) desde que o volume não exceda 3 m3. O telefone para agendamento é o 2771-6420.
Depositar qualquer tipo de lixo em ruas, terrenos e áreas públicas pode resultar em multa para o infrator.
FONTE:
Departamento de Jornalismo