Prefeitura de Rio das Ostras limpa 23 quilômetros de rios e canais
Serviço se antecipa ao período das chuvas para evitar alagamentos
A Prefeitura de Rio das Ostras já deu início ao trabalho de prevenção aos alagamentos, antecipando-se à temporada de chuvas.
A Secretaria de Serviços Públicos concluiu, na primeira semana de outubro, a limpeza de 23 quilômetros de rios e canais, incluindo os canais de Medeiros, Corujas, Liberdade e Chácara Marilea e rios das Pedras e Jundiá.
O trabalho é continuo e se intensifica nessa época, com objetivo de manter limpos os corpos hídricos da cidade, já que o acúmulo de lixo contribui para inundações no período das fortes chuvas de Verão. A limpeza, que começou em julho, terminou no último dia 6, tendo sido retirado o volume correspondente a cerca de 200 caminhões de dejetos.
Além da limpeza dos canais e rios, a Prefeitura vem fazendo manutenção da rede de drenagem e recuperando trechos que foram danificados, devido ao montante acumulado de lixo e areia. O serviço vem sendo ampliado para atender ao crescimento do número de residências nas localidades. Esta semana, equipes trabalham na limpeza e troca de rede de drenagem em Nova Cidade, Gelson Apicelo e Extensão Serramar.
EDUCAÇÃO – Os rios e canais sofrem com o grande volume de lixo depositado de forma irregular pelos próprios moradores, incluindo dejetos de grande porte, como móveis, pneus e até geladeiras. Para enfrentar essa questão, a Prefeitura aposta na educação ambiental, com projetos mantidos pelas secretarias de Educação e do Ambiental.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo