Prefeitura de Rio das Ostras encerra Módulo I do Programa Jovem Cidadão
Áreas de Turismo e Meio Ambiente são os principais temas do projeto
– É um orgulho para nós ver como esses jovens se transformaram desde que entraram para o programa e estão mais auto-confiantes. Durante este tempo, nós não só ensinamos como também aprendemos – ressaltou a secretária de Bem-
Estar Social, Márcia Almeida.
O prefeito Carlos Augusto, que não pôde comparecer à cerimônia, enviou uma mensagem aos jovens, parabenizando-os pelo encerramento de uma etapa do programa.
Durante a solenidade, foram entregues certificados de conclusão para os jovens e para os parceiros do programa. Para encerrar a cerimônia, os jovens leram textos de sua autoria e fizeram uma homenagem à secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a à coordenadora do Programa Jovem Cidadão, Eliara Fialho Ribeiro dos Santos.
Também participaram do evento diversos secretários municipais e representantes das secretarias parceiras do programa.
Jovem Cidadão
O Programa Jovem Cidadão foi lançado no dia 26 de janeiro e tem como objetivos construir a cidadania participativa e tornar os jovens protagonistas em suas comunidades. Desenvolvido em parceria com diversas secretarias municipais, o projeto é formado por dois módulos e tem como temas principais o Turismo e o Meio Ambiente.
O Módulo I incluiu as atividades do Núcleo Básico (com dois meses de duração) – com oficinas de Integração Social, Esporte e Lazer, Comunicação e Linguagem, Educação Ambiental e Fotografia – e do Núcleo Específico (4 meses) – com oficinas de Educação Ambiental, Nutrição, Turismo, Inglês Básico e Informática. O Programa Jovem Cidadão atende 48 jovens, que recebem uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo.
Atualmente, os participantes estão no Módulo II, que é o período de Vivência, no qual permanecem até completar 18 anos. A Vivência é feita na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e
Pesca e os jovens atuam com os profissionais dessas secretarias.
A jovem Priscila Carvalho, de 17 anos, faz a Vivência na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
– O programa me fez amadurecer e me deu mais responsabilidade e compromisso.
Escolhi o turismo porque assim posso conhecer mais da cidade e lidar com o público – disse Priscila.
Juliete dos Santos, de 17 anos, atua na fazenda onde funciona o Programa de Saúde Animal.
– Quero ser veterinária e gosto de cuidar das plantas e dos animais, por isso escolhi fazer a Vivência na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – conta Juliete.
FONTE: SECOM – PMRO.