Prefeitura de Rio das Ostras atualiza Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

Prefeitura de Rio das Ostras atualiza Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

Objetivo é preparar o Município para as chuvas de verão e pensar no alojamento da população em situação de risco

Nesta quinta-feira, 11, a equipe de Gestão da Prefeitura se reuniu para atualizar o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Plancon. Com a iniciativa será possível traçar estratégias que venham mitigar os impactos das chuvas de verão e possíveis casos de enchentes, especialmente quando necessários o deslocamento e alojamento da população em situação de risco. O encontro contou com a presença dos responsáveis pelas secretarias de Assistência Social, Defesa Civil, Segurança, Obras, Saúde, Educação e a chefia de Gabinete.

Além de abordar as consequências naturais das chuvas, intensificadas pelas mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos, e mais fortes durante o verão, o grupo presente na reunião também falou sobre a ocupação de áreas de risco e descarte irregular de lixo. O encontro pretendeu antecipar e planejar ações de combate e controle de riscos.

A subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, lembrou que o País tem vivido grandes dificuldades quanto ao desequilíbrio ambiental que vem assolando inúmeros municípios, como veiculado pelos noticiários.

Dentre as ações previstas estão a indicação de três nomes de representantes por secretaria para atuarem como voluntários em caso de acolhimento à população, a escolha de locais que sejam utilizados como abrigo, medidas sanitárias que auxiliem durante o período de acolhimento e decisões quanto à alimentação e estrutura dos ambientes.

O Plano de Emergência para chuvas intensas do Município foi desenvolvido a partir da análise de avaliações e mapeamentos de riscos potenciais, e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, como hipóteses de desastre.

A Prefeitura trabalhou durante todo o ano de 2023 para garantir que esses riscos sejam cada vez menores, atuou na limpeza de bueiros, caixas de passagem, com a coleta regular de lixo e materiais descartados de forma irregular (inservíveis), além da limpeza do Canal de Medeiros, principal agente de alagamento do Município.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.