Prefeitura, comércio e Polícia discutem segurança pública em Rio das Ostras
Segurança pública foi a pauta da reunião que aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, na última segunda-feira, 15 de maio.
Comerciantes, a secretária municipal e o delegado adjunto da 128ª Delegacia de Polícia, Dr. Carmelo Santalucia, acompanhado do inspetor Ricardo Catharina, conversaram sobre a importância da aproximação entre a sociedade e as autoridades policiais para a Cidade.
Depois de meses com o comércio fechado, Rio das Ostras está iniciando o processo de flexibilização da abertura gradual de alguns estabelecimentos, e os comerciantes estão preocupados com a segurança. A pedido dos empresários, a secretaria Aurora Siqueira intermediou o contato com a Polícia Civil e organizou a reunião para debater a situação de alguns crimes recorrentes nas áreas comerciais e da população em situação de rua, que vem ocupando as marquises dos estabelecimentos que estavam fechados até agora. “Este é o meu papel como gestora do Desenvolvimento Econômico: ser a interlocutora em assuntos de interesse da população e da Administração Pública. Os comerciantes me pediram essa reunião no fim de semana e prontamente o Dr. Carmelo aceitou. Precisamos trabalhar juntos em prol da cidade”.
Os representantes da Polícia Civil destacaram a importância da população participar das reuniões mensais do Conselho Municipal de Segurança, onde são discutidas ações para o combate ao crime na Cidade com informações prestadas pela comunidade.
O objetivo da reunião foi aproximar os comerciantes das autoridades estaduais, responsáveis por garantir a segurança, para que todos trabalhem juntos em prol de uma cidade mais segura. O delegado Carmelo ressaltou o trabalho de excelência da 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras, que no início do ano foi classificada como primeira colocada no índice de produtividade no combate à violência entre as delegacias de médio porte, no interior do Rio, e em segundo lugar entre todas as delegacias do Estado do Rio, referente ao ano de 2019.
A 128ª DP conta com 30 policiais e é um exemplo de inquéritos judiciais concluídos com êxito, que inclui: captação de provas, identificação, prisão e apreensão dos autores dos crimes. Está à disposição de toda população de Rio das Ostras o telefone (22)2771-4003 para denúncias anônimas, que possam contribuir com o trabalho de investigação.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.