Prefeitura aprimora equipe de Resgate
"Nosso maior objetivo é a melhoria constante, que acaba por salvar mais vidas. Por isso, reestruturamos o serviço, incluindo profissionais com grande experiência em emergência", diz o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.
O enfermeiro Marcos Alberto Narciso, com mais de 18 anos de experiência em atendimento de emergência, coordena o trabalho do Resgate.
"A equipe conta com respaldo técnico, formação e estrutura para realizar um bom trabalho. Em períodos de maior movimento na cidade, como durante o Festival de Jazz e Blues, programamos um esquema especial", explica Marcos Narciso, que coordena a equipe de enfermeiros do Pronto-Socorro.
O Resgate atua com sete enfermeiros, sete técnicos de enfermagem e sete motoristas, sendo dois deles, motociclistas. O grupo conta com o apoio de duas UTIs móveis.
Neste mês, a equipe do Resgate recebeu um curso de atualização. A partir do dia 8 de maio começa um intenso programa de treinamento em atendimento de emergência (Suporte Avançado à Vida), que será estendido a todos os profissionais de saúde da rede, além da Guarda Municipal.
Agilidade – O uso de motocicletas reduz o tempo de chegada do atendimento, que acontece em média em cinco minutos. O resgate ágil é determinante para reduzir o risco de morte ou de incapacitação permanente da vítima.
A base do Resgate é o Pronto-Socorro e há ainda um posto do serviço no prédio onde funciona a Secretaria de Turismo, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, local estratégico da cidade.
—
FONTE: Secretaria de Comunicação Social