Prefeito saúda futuros professores durante a Semana do Normalista
Evento foi lançado para incentivar alunos do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras
Integração: este foi um dos principais resultados da I Semana do Normalista, entre os dias 18 e 23 de outubro. Organizada pela Secretaria de Educação, através de professores e estudantes do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), a Semana foi encerrada no último domingo com uma feijoada feita com o feijão produzido em Cantagalo, zona rural do município. O prefeito Carlos Augusto prestigiou o evento para saudar os futuros educadores.
“O Imero é um dos exemplos de que a Administração Municipal se preocupa e prioriza a educação; é o exemplo real da boa aplicação dos royalties. Nos orgulhamos muito em promover a formação de qualidade para os futuros professores e para os nossos alunos”, declarou o prefeito Carlos Augusto.
A diretora do Imero, Hovênia Duarte, explica que a ideia da Semana foi retomar a tradição desse tipo de evento. Ela, lembrando que já foi normalista, avalia que a atividade fortalece a integração e a motivação para os alunos concluírem o ano letivo.
A pedagoga Leandra Mendes ressalta que as atividades desenvolvidas ao logo da semana concluíram o propósito de integração, interesse educacional e o conhecimento de novas áreas.
Prestes a concluir o curso de normalista, Débora Correa, de 48 anos, avalia que a Semana do Normalista fortaleceu o elo educacional entre estudantes e professores. “Fico feliz em ter conseguido participar deste evento. Foi emocionante ver o maior resultado, que é a integração. Em uma semana consegui aprender muito”, declarou a normalista, que tem uma filha de 15 anos que também faz curso de Formação de Professores e participou das atividades junto com outros estudantes do Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins.
Para Caíque Soares, presidente do Grêmio Estudantil do Imero, vice-presidente do Orçamento Participativo Jovem e aluno do segundo ano do curso de Formação de Professores, as apresentações culturais foram os destaques da Semana do Normalista.
O professor de Português e Literatura Jerry Bigão leciona no município há dez anos e revela que o evento estimulou, por meio da dança, o entrosamento e a desinibição de alguns alunos. “Foi uma grande surpresa ver um estudante que é bem introspectivo se soltar depois durante uma dança. Percebemos que foi importante para a autoestima dele, bem como para a integração da turma”.
O encerramento da Semana do Normalista contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, que fez uma palestra sobre Agricultura Familiar. Estiveram presentes também a subchefe de Gabinete, Fabiana dos Santos Souza, a secretária de Comunicação Social, Carla Soares e o subsecretário de Urbanismo e Obras, Luciano Macário dos Santos.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo