Prefeito Carlos Augusto inaugura mamógrafo em Rio das Ostras
Trinta exames por dia estão sendo realizados
Sempre investindo em ações em prol da saúde da mulher, a Prefeitura de Rio das Ostras antecipou as ações de prevenção ao câncer de mama e inaugurou, no último sábado, dia 2, o primeiro de dois mamógrafos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Apenas no dia da solenidade, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, 40 exames foram realizados e 135 já foram agendados. De acordo com o prefeito Carlos Augusto, “toda a demanda será atendida”.
O prefeito lembrou que poucos municípios no Estado têm mamógrafo próprio. “Para nós, é uma felicidade imensa proporcionar mais saúde, além dessa comodidade às nossas moradoras”, declarou Carlos Augusto, afirmando que vai inaugurar, em breve, outro mamógrafo, dessa vez dentro do Hospital Municipal.
Moradora da localidade Âncora, Enéia dos Santos, de 62 anos, comemora o fato de não precisar mais se deslocar para outras cidades. “Faço o exame anualmente e achei maravilhoso poder realizá-lo aqui, com comodidade e mais segurança, já que não preciso mais percorrer longas distâncias para cuidar de minha saúde”, declarou a aposentada.
Diariamente, serão realizadas 30 mamografias apenas pelo aparelho localizado no Centro de Saúde da Extensão do Bosque.
As mulheres que estiveram presentes ao lançamento das atividades do mamógrafo também receberam orientações sobre o câncer de mama e a importância do autoexame, por meio da palestra ministrada pelo coordenador de Saúde da Mulher, o enfermeiro Ricardo Mouta.
Alertando sobre os cuidados necessários, a médica Jane Teixeira, coordenadora dos programas de Saúde de Rio das Ostras, lembrou que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil.
Para agendar a mamografia, as mulheres devem antes passar pela avaliação de um especialista.
PRESENÇAS – Estiveram presentes à solenidade profissionais de saúde, a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a secretária de Comunicação, Carla Soares, a subsecretária de Turismo, Rosemarie Teixeira, entre outras autoridades.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo