Prefeito Carlos Augusto faz abertura do treinamento dos novos guardas sanitários

Profissionais passam por qualificação e, a partir de segunda-feira, já estarão em campo contra a dengue

A Prefeitura de Rio das Ostras contratou quase 100 novos guardas sanitários para atuar no combate à dengue no município. Eles começam a trabalhar nesta segunda-feira, 2 de maio. A cidade registra mais de 1 mil casos suspeitos da doença e o trabalho da Vigilância em Saúde vem sendo intensificado, com mais recursos humanos e de material. Na abertura do curso de qualificação dos novos guardas sanitários, nesta quarta-feira, o prefeito falou da importância do empenho de cada um. “Vocês estão salvando vidas”, destacou Carlos Augusto.

Com a contratação de emergência e a otimização do serviço, o município passa a contar com mais de 260 profissionais atuando especialmente no controle do mosquito e na prevenção da doença. Esta semana, os novos guardas recebem curso de qualificação com aulas teóricas e práticas.

Ao lado da coordenadora da Vigilância em Saúde, Andreia Bellei, e dos responsáveis pelas divisões da coordenação, o prefeito Carlos Augusto esteve na abertura do treinamento para alertar os contratados sobre a importância do seu trabalho e pedir o máximo empenho da equipe. “Rio das Ostras sempre foi exemplo no controle da dengue. Os baixos índices da doença durante os últimos anos pode ter deixado os moradores mais tranquilos quanto à prevenção. Mas este ano a doença tomou o Brasil e precisamos acordar para essa realidade”, enfatizou o prefeito.

Carlos Augusto destacou ainda a confiança na equipe e agradeceu o empenho dos servidores no controle da doença. “Vocês estão integrando uma equipe de alta qualidade que há anos luta, com competência, contra a dengue em Rio das Ostras”, completou o prefeito.

Como mostram os dados da Secretaria de Saúde, o município registra 1261 casos notificados da doença até o momento. Desses, 1164 ainda estão sob investigação. Esse número é duas vezes superior a todos os casos registrados de 2008 a 2010 na cidade.

Renata Machado está no grupo de guardas sanitários contratados e participou da qualificação. “Nosso trabalho é muito importante porque atuamos diretamente na prevenção e na orientação às pessoas. Precisamos conscientizar os moradores de que essa responsabilidade é de todos nós”.

QUALIFICAÇÃO – No treinamento, os guardas sanitários aprenderam sobre a atuação da Secretaria de Saúde e os diferentes departamentos ligados à ação de controle da dengue. A coordenadora Andreia Bellei e outros especialistas da Secretaria de Saúde falaram sobre os diferentes tipos de vírus da dengue, sobre o panorama atual e histórico da doença no Estado e no Brasil.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.