População em situação de rua recebe apoio em Rio das Ostras

Almoço de confraternização de Natal aconteceu no último dia 19

A Prefeitura de Rio das Ostras vem trabalhando para dar dignidade às pessoas que perderam laços familiares e sociais.  O Serviço de Apoio à População em Situação de Rua atende, em média, 30 pessoas, oferecendo alimentação, roupas e higiene, além de encaminhamento social e ao mercado de trabalho. Na última sexta, dia 19, os assistidos pelo serviço da Secretaria de Bem-Estar Social participaram de um almoço de confraternização de Natal.

O diretor do serviço, Rodrigo Oliveira, explica que o objetivo da unidade é conferir autonomia econômica e social às pessoas que se encontram nas ruas.

“Algumas perderam vínculo familiar por conta de algum trauma. Outras se afastaram da família e perderam emprego por conta de dependência química. Existem ainda as pessoas que, infelizmente, não aceitam a ressocialização. A essas, só podemos ajudar com comida e higiene”, explica Rodrigo. O Serviço conta com o apoio de atendimento de psicologia e assistência social do Centro Especializado de Assistência Social – CREAS.

O almoço de Natal seguia animado e Gilmar Moura era dos mais sorridentes. Aos 39 anos, ele se recupera da dependência do álcool, o que o levou à depressão. Afastando-se da família, Gilmar acabou indo morar na rua. Ele recebeu apoio da Secretaria de Bem-Estar Social e foi encaminhado ao emprego. “Agora trabalho de carteira assinada!”, disse, feliz.

Geílson Cruz também se esforça para retomar sua vida. Com apoio do Serviço, ele, que saiu de casa aos 14 anos, trabalha agora de caseiro. “Estava lavando carros e morando na rua. Mas agora tenho onde morar”, conta.

 

— 

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.