Ponto de Leitura celebra novos projetos em Rio das Ostras durante Chá Literário
Curso de pintura e criação de grupo de teatro foram algumas das novidades de 2014
Rio das Ostras se destaca por promover o hábito de ler entre os moradores e uma das diversas atividades existentes no Município com esse objetivo é o Ponto de Leitura, que funciona na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro.
Na última sexta, 12, no espaço que integra o projeto Leitura Viva, foi promovido um momento de confraternização com um Chá Literário, que encerrou as atividades de 2014. Durante o encontro, que teve momentos de contação de história, participantes de diversos projetos do Ponto de Leitura celebraram os avanços alcançados ao longo do ano.
Entre as atividades do espaço estão o curso Pintando Leitura, que desenvolve a pintura em tecido e tem como foco principal formar Contadores de Histórias. Em 2014 foi promovido, ainda, o Encontro com Poesia e Música, que tem por objetivo integrar pessoas. A parceria firmada com a Secretaria de Bem-Estar Social atendeu os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e as Casas da Criança levando contação de histórias e oficinas literárias com a temática educação ambiental.
A criação do grupo de teatro “Literatro” foi outra novidade do Ponto de Leitura em 2014. As peças sempre são desenvolvidas com textos autorais dos participantes, fazendo referência à literatura atrelada aos valores sociais emergentes e colaborando na formação do cidadão.
“Buscamos sempre nos renovar e vamos gerar forças para ampliar ainda mais nossas ações para o próximo ano. Estamos muito felizes pela credibilidade conquistada junto à população e o reconhecimento por parte da Prefeitura. As parcerias e o empenho da equipe voluntária, composta por pessoas qualificadas, que abraçam comigo a causa, foi muito importante para o bom desempenho do Ponto de Leitura”, disse Adriana Izidoro, coordenadora do Ponto.
OUTRAS AÇÕES – Durante o ano, o Ponto de Leitura despertou entre as crianças, jovens e idosos o amor pelo mundo das letras. Exposições temáticas, palestras, encontros com autores, cursos, saraus, entre outras iniciativas, fizeram dele um dos maiores projetos de leitura apoiados pela Fundação Rio das Ostras de Cultura.
FONTE: Departamento de Jornalismo