Plantio de Árvores e palestras abrem a programação da Semana do Ambiente, em Rio das Ostras

Plantio de Árvores e palestras abrem a programação da Semana do Ambiente, em Rio das Ostras

Semana será marcada por vários eventos esse encerra no sábado com um passeio de bicicleta

semana meio ambienteLixo eletrônico transformado em peças de decoração, como porta disco de vinil, e monitores, em lixeira são alguns dos exemplos de obras que estão expostas no Parque dos Pássaros. Todo esse material pode ser visto pelo público até a próxima sexta-feira, dia 7, dentro da programação da Semana do Ambiente, que foi aberta nesta segunda-feira, dia 3, e segue com palestras, plantio de mudas, oficinas e apresentações artísticas e culturais e com a participação do Prefeito Sabino, numa mesa redonda.
O evento da Prefeitura comemora o Dia Estadual do Meio Ambiente, criado em 2010, a partir de um projeto de lei do prefeito Sabino, na época, deputado estadual, que tem o objetivo desenvolver uma politica de conscientização sobre a importância do respeito a fauna e flora brasileiras. A Semana Estadual coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 5 de junho de 1972, durante um encontro promovido pela ONU.
Durante a semana, cerca de 500 mudas de árvores nativas e da mata atlântica serão plantadas no município. No primeiro dia, estudantes da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Reunidas da Atlântica, participaram do plantio de espécies como Pau Brasil, Ipê e Pau Ferro, na pista auxiliar a margem da Rodovia Amaral Peixoto, na proximidade da Estrada do Contorno. Participaram ainda da abertura a subsecretaria do Ambiente Alice Guida e o chefe do Gabinete, Aldem Vieira.
O secretário municipal do Ambiente Nivadol Talon, destaca que envolver os estudantes nesse projeto é positivo, pois eles têm grande poder de sensibilizar a família e os vizinhos, sem contar que desenvolver essa consciência de preservação é fundamental, já que eles serão os adultos do futuro.
Além do plantio, os alunos puderam acompanhar a exposição de fotografias “As belezas da nossa terra” de Nathalia Ferreira. Também puderam conferir os trabalhos da ONG Tema, na qual o lixo eletrônico foi transformado em objeto de decoração. Há até mesmo uma bicicleta que gera energia.
Nesta terça-feira, dia 4, haverá plantio de várias espécies no Parque dos Pássaros, Além das palestras “ Onde você põe o seu Lixo” com João Lembro. E já na parte da tarde, os visitantes poderão acompanhar a “ Confecção de sabão com óleo vegetal usado”, na Praça Ecológica, do Parque.
Na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente haverá oficina literária a partir das 9h, com a professora Adriana Izidoro. E às 17h30, mesa redonda, no auditório da Secretaria do Ambiente, com o tema” Saneamento Básico , Meio Ambiente e Saúde”, que reúne o diretor do Departamento de Saneamento Aladim Mendes, e representantes Foz do Brasil e o prefeito Sabino.
As pessoas que desejarem podem participar do passeio ciclístico no sábado, dia 8, com largada às 8h, na Boca da Barra. O ponto de chegada será a Lagoa de Iriry. O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº – Jardim Marilea. O telefone para mais informações sobre a programação é 2771-6419. Inscrições para as diversas atividades podem ser feitas pelo e-mail eventossemap@gmail.com
TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL – Em Rio das Ostras, é garantida a preservação de 18,74% do território por meio das Áreas Protegidas. Assim, o município tem a possibilidade de manter suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. Um exemplo é a APA da Lagoa do Iriry, com mais de 949 mil metros quadrados, que disciplina o processo de ocupação para proteger a biodiversidade, assegurando o uso de seus recursos naturais e a qualidade de vida.
Outro destaque no território sustentável de Rio das Ostras é a Reserva Biológica REBIO União, espaço que abriga elementos primários da flora, além de apresentar as melhores condições ambientais da região, onde fica registrada a presença de uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado. São 2.548 hectares, com 2/3 cobertos por densa Mata Atlântica, se estendendo até Macaé e Casimiro de Abreu.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.