Passeio ciclístico e torneio de xadrez encerram a Semana da Ciência e Tecnologia em Rio das Ostras
Neste final de semana, Rio das Ostras encerrou sua I Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve o intuito de aproximar a comunidade da Ciência.
A programação, que mobilizou toda a cidade durante os dias de realização, encerrou-se com um passeio ciclístico cultural e o torneio de xadrez.
De acordo com a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira, o evento superou as expectativas. “O nosso objetivo era levar essa discussão sobre a ciência para a rua e fazer com que a sociedade pensasse no assunto. Todas as palestras estiveram cheias não só por alunos, mas também por cidadãos comuns.Tivemos hip-hop, oficinas, passeios e outras atrações que fizeram sucesso”, declarou.
Cerca de 100 ciclistas, entre crianças, jovens e adultos participaram do passeio, promovido pela Secretaria de Educação. O grupo se concentrou na Praça São Pedro, seguiu até Costazul e voltou à Praça. De acordo com o ciclista José Barbosa, essas iniciativas servem para divulgar a prática esportiva, principalmente para as crianças.
“Toda a população é incentivada a fazer uma atividade física e no caso das crianças, serve também como uma inclusão social e esportiva. No meu caso, estou sempre participando junto com meu filho”, disse.
O torneio de xadrez, que teve a organização da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, foi realizado na Escola Municipal Simar Machado Sodré, no Âncora, e contou com a participação de mais de 30 de enxadristas de todas as idades.
Os três primeiros colocados foram Jhonny João Balbino da Silva, Joaquim de Deus Filho e Marcelo dos Santos Silva.
SEMANA – Com início no dia 20 de outubro, a Semana, promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação mobilizou toda a cidade. A programação contou com exposição de trabalhos de iniciação científica, palestras e atividades de estímulo à pesquisa, atividades artísticas e culturais. Também fez parte da Semana, a caminhada de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero do movimento “Outubro Rosa”
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo