Pássaros resgatados em Rio das Ostras são reintroduzidos na natureza
![Pássaros resgatados em Rio das Ostras são reintroduzidos na natureza](https://www.riodasostras.net/wp-content/uploads/2025/02/Guardas-ambientais-levaram-aves-resgatadas-para-Parque-dos-Passaros_Divulgacao.jpg)
Guardas ambientais de Rio das Ostras resgataram nesta quarta, dia 29, dois canários-da-terra e apreenderam o alçapão usado por um homem para captura de pássaros silvestres, crime que prevê multa e detenção. Ao ser abordado pelos agentes, o suspeito fugiu deixando a gaiola e o equipamento para trás.
A ação aconteceu enquanto a equipe fazia ronda no Canal de Medeiros para localizar e levar para atendimento veterinário a capivara que está com um aro preso ao corpo.
Os canários resgatados foram levados para o Parque dos Pássaros, examinados por veterinários e reintroduzidos na natureza.
CRIME AMBIENTAL – O canário-da-terra (Sicalis flaveola), também conhecido como canarinho, é protegido pela Lei de Crimes Ambientais Federal (9.605/98) que, em seu artigo 29, proíbe a caça de aves silvestres sem autorização. A pena para este crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.