Parque dos Pássaros completa 20 anos com programação cultural e educativa
Unidade de Conservação da Natureza de Rio das Ostras tem papel importante na Educação Ambiental
Em dezembro de 2024 o Parque Natural Municipal dos Pássaros completa 20 anos. Para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente programou uma série de atividades culturais e educativas.
No dia 6, às 15h30, haverá o lançamento da exposição “Amante da Natureza”, de Sebastião Batista de Jesus. Deficiente físico, Sebastião pinta seus quadros com a boca. As obras ficarão expostas até 28 de fevereiro do próximo ano, no Centro de Visitantes do Parque.
Ainda na programação, dia 14 de dezembro, a Unidade recebe os alunos do Projeto Herói Mirim, que vão participar de atividade de observação durante passeio nas trilhas.
CELEBRAÇÃO – Na data de aniversário de fundação do Parque dos Pássaros, 20 de dezembro, um evento especial de comemoração das duas décadas da Unidade acontece no Centro de Visitantes.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – O Parque Natural dos Pássaros é uma Unidade de Conservação (UC) instituída em 2004 pelo Município com objetivo de preservação da fauna e flora locais e de promoção da Educação Ambiental.
O Parque dos Pássaros protege o fragmento da natureza que fica no meio da zona urbana da Cidade e abriga um afloramento do lençol freático. Serve também de abrigo para a fauna local.
O espaço oferece aos visitantes trilhas ecológicas para lazer, contemplação e observação da natureza.
No Centro de Visitantes e auditório são realizadas atividades culturais, artísticas, educativas e de lazer, além de reuniões com a comunidade, incluindo encontro do Conselho de Meio Ambiente, e eventos do Município.