Parque dos Pássaros tem novidades para o público
Unidade de Conservação criou cursos permanentes e visitação ao viveiro com acompanhamento de técnicos
A Educação Ambiental só é possível a partir da sensibilização da comunidade. Acreditando nessa idéia, o Parque dos Pássaros de Rio das Ostras criou uma série de novas atividades para o público da cidade. A partir deste mês, além da visita livre, moradores e turistas têm à disposição horários regulares de visitação em duas modalidades: com orientações de técnicos e outra, com acompanhamento de biólogos, que permite a entrada no viveiro. A Unidade de Conservação passa também a oferecer à população cursos e oficinas voltadas para o meio ambiente, com intuito de estimular a preservação.
"A sensibilização da comunidade para questões ambientais é de extrema importância para formar cidadãos que protejam as áreas naturais de nosso município", explica Francisco Coelho, diretor do Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. "Por isso, uma de nossas metas é abrir ainda mais o parque para a comunidade, mas com a devida orientação", completa o diretor.
Serão mantidas as visitas livres, autoguiadas, durante todo o horário de funcionamento do parque. As visitações monitoradas por técnicos acontece, de hora em hora, todos os dias de funcionamento – de terça a domingo – a partir de 9h, horário de abertura. Às sextas-feiras, acontecem as visitas orientadas pelos biólogos, também de hora em hora, a partir de 9h. Todas têm intervalo de 12h às 14h, para almoço.
A visita pela unidade leva uma hora e apresenta curiosidades em relação à fauna, flora, ecologia e conservação do local. Os grupos serão formados por até 15 pessoas, sendo que o tour conduzido até o viveiro, reunirá no máximo dez visitantes.
Continuam sendo agendadas visitações para escolas e outras instituições.
Programa de Educação – Outra novidade do Parque dos Pássaros é a criação de uma grade permanente de cursos e oficinas voltadas para temas ambientais abertos à população, aproveitando o Programa de Educação Ambiental já existente no Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras.
O objetivo dos cursos é informar às pessoas sobre legislação ambiental, biodiversidade local, unidades de conservação e maneiras fáceis e práticas de conservar o nosso município.
O Parque dos Pássaros fica na rua Petrópolis, s/no, no Jardim Mariléa, e funciona de terça a domingo, de 9h às 16h. O telefone é 2760-8794.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social