Parque dos Pássaros comemora cinco anos
Um dos mais belos locais de Rio das Ostras, o Parque Natural dos Pássaros, comemorou esta semana cinco anos de atividades. Marcando o aniversário do parque, aconteceu a abertura da exposição “Aves da Minha Terra”, de obras de cerâmica, e a soltura de pássaros apreendidos pela Inspetoria de Proteção Ambiental (Inpa), da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano.
Além de ser um dos locais preferidos de turistas e moradores para lazer e contemplação, o Parque dos Pássaros é uma referência na região em Educação Ambiental. O parque abriga o maior viveiro de pássaros da America Latina e também o Núcleo de Educação Ambiental – Neam do município. A partir deste mês, também funcionam ali serviços administrativos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, incluindo o gabinete do secretário Max Almeida.
O parque completou cinco anos no dia 20 de dezembro e celebrou o aniversário com um evento na quarta-feira, 23, que incluiu a abertura de exposição de peças de cerâmica elaboradas por participantes de projetos da Secretaria de Bem-Estar Social, sob a coordenação do professor Daniel Lima. As obras são resultado de oficinas promovidas pelo Centro Integrado de Convivência II – Dr. Gilberto Sobral Barcellos.
Foram homenageados servidores, colaboradores das atividades desenvolvidas no Parque dos Pássaros e participantes dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura. Guilherme Ferro, de 16 anos, aluno do Projeto Um Bem Maior, da Secretaria de Bem-Estar Social, leu um belo poema feito especialmente para a ocasião.
“O Parque dos Pássaros é um orgulho para os moradores”, afirmou a coordenadora do Neam, Claudia Corrêa. Representando o secretário Max Almeida, o subsecretário Ivan Noé disse que a intenção da Prefeitura é trazer mais pessoas para conhecer e freqüentar o local. “Todos são bem-vindos aqui”, completou Ivan Noé.
Soltura de pássaros – Como parte das comemorações, houve uma soltura de três pássaros, apreendidos pela equipe do Inpa. Dois deles, um sanhaço e um tico-tico, foram soltos na mata. O outro exemplar, um “Maria Preta”, passou a integrar o grupo de pássaros do viveiro conservacionista localizado no parque.
Atendimento – A sede administrativa da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está funcionando nas dependências do Parque dos Pássaros de 8h às 17h.
FONTE: SECOM – PMRO.