Parceria entre Prefeitura e Ampla motiva consciência ecológica em Rio das Ostras
Alunos de Rio das Ostras estão tendo oportunidade de aprender mais sobre a produção da energia elétrica e o consumo consciente, além de participar do plantio de mudas nativas.
Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e a Distribuidora de Energia Ampla possibilitou os estudantes da rede municipal participar de palestra e de exposição, que inclui uma maquete explicando toda a produção de eletricidade, da geração até chegar às residências. Tudo isso acontece na carreata do Consciência Ampla sobre Rodas, que até sexta-feira, 16, fica estacionada atrás do Centro de Cidadania, no Âncora.
O plantio de 30 mudas nativas, que faz parte do projeto, aconteceu também no Âncora, nas proximidades da Escola Municipal Simar Machado Sodré. As árvores foram plantadas pelos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental daquela unidade de ensino, que se divertiram e aprenderam. “Vamos melhorar assim o ar que a gente respira e ter mais sombra”, comemorou Carlos Henrique Nogueira da Silva, de 11 anos. A sua colega de turma Maria Eduarda Melo Viegas, de 10, assumiu a proteção às mudas como missão. “Todo dia vou dar uma olhada para ver se a árvore está crescendo. Quero ajudar a cuidar”, garantiu.
Por intermédio da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, a Prefeitura garantiu o suporte técnico e a mão de obra para ajudar no plantio das mudas. “As árvores, além de serem importantes na produção de oxigênio, protegem os pássaros, proporcionam sombra, diminuem o impacto do som, garantindo melhor qualidade de vida nas cidades”, explicou o técnico agrícola Ivan Noé Antunes às crianças.
Representando o Consciência Ampla sobre Rodas, o técnico de segurança do trabalho Djalma Raposo Júnior falou do objetivo do plantio de mudas. “É uma forma de reduzir os impactos ambientais com a produção de energia”, afirmou. De acordo com os cientistas, o gás carbônico (CO2), que pode ser emitido por atividades cotidianas como andar de carro e consumir muita eletricidade, é um dos principais causadores do aquecimento global.
A carreta do Consciência Ampla sobre Rodas está aberta não apenas à visitação dos alunos, mas também da comunidade. Quem for até lá pode trocar lâmpadas comuns por outras econômicas, sendo que os Clientes Baixa Renda concorrem à troca de geladeiras por meio de concurso cultural. Basta se inscrever e responder a pergunta: “O que você faz para usar a energia de forma eficiente”? O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 18h, até quinta-feira, e das 9h às 14h, na sexta-feira.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo