Pacto de Alfabetização na Idade Certa é lançado em Rio das Ostras
Rio das Ostras aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que une governos federal, estadual e municipal em torno do objetivo comum de fazer com que todas as crianças até 8 anos sejam alfabetizadas.
O lançamento do Pacto aconteceu nesta segunda-feira, dia 18, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Sabino, do presidente da Câmara, vereador Alzenir Pereira Mello, da coordenadora regional do PNAIC, pedagoga Marlene Carvalho, secretários municipais, diretores de escolas, pedagogos e professores.
O prefeito Sabino, reiterando o compromisso da atual Administração com a educação de qualidade, lamentou os possíveis impactos sobre a Educação com a perda dos royalties. “Desde a posse estamos fazendo estudos minuciosos para enxugar a receita e por isso extinguimos secretarias e cargos comissionados”, lembrou, garantindo que assim esperam manter e ampliar a qualidade do ensino
Segundo a secretária de Educação, Andrea Carvalho, não há nada mais urgente no processo educacional do que fazer com que as crianças leiam na idade certa. “Todos vocês, professores, têm essa grande tarefa de fazer com que nossas crianças não fiquem para trás e avancem no processo de formação, de leitura, fazendo do sucesso nos estudos uma escolha de vida”, afirmou. A secretária também lembrou que será importante para os professores participar dessa formação e ainda receber uma bolsa, como contrapartida do governo federal.
Doutora em Ciência da Educação e autora de vários livros sobre Alfabetização, a pedagoga Marlene Carvalho é a coordenadora do PNAIC na Região Litorânea. “Nosso principal objetivo é garantir que todos os estudantes do sistema público sejam alfabetizados até os 8 anos e para isso queremos contribuir para o aperfeiçoamento dos professores alfabetizadores”, afirmou
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo