Ouvidoria de Saúde estará no Jardim Mariléa
Projeto de Bem com a Saúde inclui a realização de exames de sangue e eletrocardiograma
A próxima ação do Projeto De Bem Com a Saúde acontece no Posto de Saúde do Jardim Mariléa nesta sexta-feira, 16 de maio. Com o objetivo de aproximar a Secretaria de Saúde da população, a ouvidoria itinerante leva os servidores, incluindo o secretário Sérgio Manhães, até os moradores.
O projeto esteve no Recanto na última semana, onde foram realizados exames de sangue, medição de glicose e colesterol e eletrocardiograma, além de vacinação. Equipes de nutrição, assistência social, saúde bucal, enfermagem, entre outras, também estão presentes, orientando a população.
Maria Lopes Oliveira, moradora do Recanto há sete anos, já sofreu um infarto e foi atendida na rede municipal, onde recebe acompanhamento periódico. "Só tenho elogios para a Secretaria de Saúde e esse projeto. Sei o quanto é importante fazer os exames", disse a paciente.
A Secretaria de Saúde criou um protocolo de identificação de cada paciente, pelo qual é verificado índice de massa corporal, circunferência abdominal (para identificar obesidade central), pressão arterial e freqüência cardíaca. De posse desses dados, é possível calcular a probabilidade desse paciente em desenvolver doenças cardíacas.
Depois de analisadas as amostras de sangue, os resultados dos exames estarão disponíveis no Posto de Saúde da localidade. Alguns resultados podem ser obtidos na hora, como o de glicose e do eletrocardiograma.
—
FONTE: Secretaria de Comunicação Social