Outubro Rosa tem programação educativa e realização de exames em Rio das Ostras
Mulheres devem procurar unidades de saúde para consulta.
Palestras e caminhada estão na programação
Rio das Ostras deu início esta semana à programação do Outubro Rosa, movimento voltado para a prevenção do câncer de mama, de colo de útero e promoção da Saúde da Mulher. A campanha inclui atividades nos postos, caminhada e realização de exames de diagnóstico e preventivos.
O cronograma completo das atividades será divulgado ao longo do mês no site e redes sociais oficiais do Município.
EXAMES – Uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc está viabilizando a realização de mamografias e preventivos na Unidade Móvel Sesc Mulher, que está na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
A Unidade Móvel Sesc Mulher deu início à realização das mamografias na terça, dia 4, de mulheres que já estavam aguardando agendamento. Assim que essas pacientes forem atendidas, a Unidade Móvel começa a realizar os novos exames.
Para realizar o exame na unidade móvel, as mulheres devem, antes, procurar a unidade de saúde mais próxima para consulta. Após o atendimento no posto de saúde, quando houver indicação, a paciente será encaminhada ao Coga – Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria, com a solicitação médica em mãos.
No Coga, para agendar a mamografia, além do pedido médico, a moradora precisa apresentar CPF, Identidade, Cartão SUS e comprovante de residência no Município.
PROGRAMAÇÃO – Durante todo o mês de outubro, a Cidade se mobiliza para prevenção de doenças e promoção da Saúde da Mulher. Na programação estão previstas atividades em todas as unidades de saúde, começando nesta quinta, dia 6, com palestras sobre “Câncer de Mama e Fatores de Risco Ocupacionais”, às 9h e às 14h, na Unidade de Saúde de Boca da Barra.
CORAÇÃO DA MULHER – No dia 20 de outubro também foi programada uma caminhada em parceria entre o Programa HiperDia com GAE (Grupo de Apoio ao Emagrecimento) e o Programa Saúde do Idoso.
O evento une o Outubro Rosa com a Campanha “Coração da Mulher”, em atendimento à Lei Municipal 2522, de 2021, e chama a atenção para, além da prevenção do câncer de mama, os riscos cardiovasculares associados à hipertensão sem acompanhamento de saúde. A saída será às 8h30 da Praia da Tartaruga.