Operação conjunta combate transporte clandestino em Rio das Ostras
Veículosflagrados foram apreendidos e encaminhados ao Depósito do Detro. Condutoresforam conduzidos para as medidas cabíveis
Além de expor em risco a sociedade, o transporte clandestino afeta a segurança viária e traz prejuízos financeiros aos prestadores regulares do Sistema de Transporte Público. Na manhã desta quarta-feira, dia 7, uma operação conjunta foi articulada na Barreira Sanitária em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, para combater o transporte irregular de passageiros. Na ação foram apreendidos 12 veículos, 10 condutores foram conduzidos para as medidas cabíveis e doisdeles evadiram-se, deixando os veículos.
Participaram da ação a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras, o Departamento de Transporte Rodoviário- Detro, a Secretaria de Ordem Pública de Casimiro de Abreu e também a 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras.
Na ocasião, todos os veículos que foram flagrados realizando transporte remunerado de passageiros sem autorização foram apreendidos e encaminhados ao depósito público do Detro, no Rio de Janeiro. A multa é estabelecida pelo Decreto Estadual nº 45.859, no valor de R$ 3.627,00 mais as taxas de reboque e diária do veículo. Sendo reincidente, a multa passa a ser dobrada.
O Secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Marcus Rezende, contou que o transporte clandestino coloca em risco a vida dos passageiros.
“Muitos desses veículos estão em estado de conservação precário, além disso, os infratores não tem compromisso com questões regulamentadas, tais como inspeção veicular prévia, antecedência criminal dos motoristas, itens e equipamentos obrigatórios como pneus, extintor de incêndio, cinto de segurança e, principalmente, a não observância aos direitos dos usuários”, destacou Marcus Rezende.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.