Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio de Janeiro terminam com harmonia entre os atletas
Foram três dias de muita superação e um final de semana onde a dedicação e o empenho dos atletas predominaram em todas as provas disputadas. Assim foram as Olimpíadas Especiais das Apaes do Estado do Rio de Janeiro, realizadas em Rio das Ostras.
Na piscina, na pista na quadra ou no tatame, cerca de 500 atletas de 25 delegações diferentes empolgaram o público que prestigiou o evento no Centro Esportivo Chico Leite, na Aquática Dejamo e no Ginásio Benedito Zarour.
Na opinião do presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro (Feapaes –RJ), Hélio Torres da Silva, o evento superou todas as expectativas. “Rio das Ostras nos recebeu de portas abertas e ofereceu a infraestrutura necessária para que pudéssemos realizar os jogos da melhor forma possível. Tudo saiu perfeito. Tenho certeza que muitos atletas daqui se classificaram para as Olimpíadas Nacionais, que será realizada no final do ano em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul”, disse.
Para o professor de Educação Física Alexandre Serrazine, da Apae São Gonçalo, os jogos são importantes para os alunos porque representam a oportunidade de revelar seus talentos para a sociedade. “As provas mostram que eles são capazes. Além da parte esportiva, tem a questão social. O esporte é só um atrativo para a socialização de todos eles”, contou.
Adalberto Cesar Pires da Costa Junior, 18 anos, da Apae de Cabo Frio, participou da prova de 100m de natação para atletas com Síndrome de Down, conquistou uma medalha e ficou bastante animado. “Adoro natação e nado há muito tempo. É muito bom”, fez questão de esclarecer.
Outro medalhista da competição foi Lucas Carlos da Silva, da Apae Niterói, que participou da prova de 100m no Atletismo. “Corri muito e consegui chegar em segundo lugar. Gostei muito de tudo”, contou.
Douglas Martineti de Oliveira, atleta de Rio das Ostras, participou de três provas nessas Olimpíadas. “Disputei as provas de basquete, futebol e natação. Ganhei medalhas em todas elas”, declarou.
RESULTADOS – A Região dos Lagos, onde estava inserido o município de Rio das Ostras, ganhou a Medalha de Ouro nas modalidades: Handebol Feminino, Futsal Feminino, Futebol de 7 Masculino e Basquete Masculino.
Resultados dos atletas de Rio das Ostras:
NATAÇÃO:
25M Livre
1o Lugar – Deboráh Cerqueira
50M Livre
1o Lugar – Deboráh Cerqueira
25M Costas Síndrome de Down (feminino)
2o Lugar – Ana Carolina Machado
50M Costas Síndrome de Down (feminino)
3o Lugar – Ana Carolina Machado
ATLETISMO:
Caminhada 25m e 50m
2o Lugar – Michael Souza
50M Síndrome de Down (feminino)
1o Lugar – Erica R. Costa
100M Síndrome de Down (feminino)
2o Lugar – Erica R. Costa
400M (masculino)
1o Lugar – Diego Gomes
400M (feminino)
1o Lugar – Talice Pinheiro
100M (masculino)
1o Lugar Thiago Reis
100M (feminino)
1o Lugar – Talice Pinheiro
2o Lugar – Angelica Moreira
3000M (masculino)
1o Lugar – Jonathan Paiva
Salto em Distância (feminino)
1o Lugar – Angelica Moreira
Salto em Distância (masculino)
1o Lugar – Thiago Reis
2o Lugar – Diego Gomes
Lançamento de Dardo (masculino)
2o Lugar – Pablo Vinícius
3o Lugar – João Vitor
Lançamento de Dardo (feminino)
1o Lugar – Emanuelle Dutra
Arremesso de Peso (masculino)
1o Lugar – Pablo Vinicius
Arremesso de Peso (feminino)
1o Lugar – Emanuelle Dutra
1500M (masculino)
1o Lugar – Jonathan Paiva
200M (feminino)
1o Lugar – Thais Moura
2o Lugar – Jessica Dias
800M (masculino)
2o Lugar – Bruno Reis
FONTE:
Departamento de Jornalismo