Obras nas Unidades Escolares darão mais conforto à comunidade na volta às aulas
Escolas são reformadas e rede ganha novas unidade para receber mais alunos quando as aulas voltarem a ser presenciais
Com início das aulas já marcado para 8 de fevereiro, ainda em ensino remoto, os primeiros dias de 2021 trazem boas notícias em relação às obras e manutenções em algumas Unidades Escolares de Rio das Ostras. Mais duas escolas municipais – Jerônymo Mendes da Costa, no Recanto, e Dom Bosco, no Operário – receberam melhorias. Reforma da rede elétrica, pinturas de prédios e paredes, consertos de telhados, portas e quadras de esportes estão entre os serviços realizados.
A reconstrução da Escola Municipal Fany Batista Esteves também está em andamento e tem previsão de entrega para 2021. A unidade terá aproximadamente 980m² de área construída, com oito salas de aula com 48m² cada, podendo receber em média de 240 alunos por turno.
A construção da Creche Proinfância, no Jardim Campomar, está bem avançada e também deve ser entregue à população ainda este ano. Em breve, a região sul de Rio das Ostras contará com sua primeira creche, que atenderá a demanda das localidades Jardim Campomar, Cidade Beira-mar e Cidade Praiana. Os alunos da região Norte também serão contemplados com a Creche Municipal Dona Lina, no Âncora. Estas duas unidades são projetos padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com aproximadamente 1500m² de área construída, ambas com capacidade para atender aproximadamente 380 crianças em dois turnos.
Uma outra creche no padrão do FNDE está em fase final de construção. A unidade fica na Extensão Serramar e vai atender cerca de 190 crianças em dois turnos.
De acordo com o secretário de Educação, Maurício Henriques, a manutenção predial das unidades da Educação foi iniciada em 2020 pelos prédios da Educação Infantil e contou com ampliações, construção de áreas de lazer, salas de aula e serviços diversos. “Acreditamos em uma educação de qualidade e o espaço bonito e acolhedor é parte importante dessa construção do saber com os nossos jovens e crianças. Todas as unidades serão atendidas”, afirmou.
Outra obra muito aguardada que, em breve, será entregue à população é a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Cidade Praiana. A antiga estrutura foi desmontada e a quadra está sendo coberta e totalmente revitalizada, incluindo reformas nos vestiários e banheiros.
Uma das metas para os próximos quatro anos é cobrir as quadras poliesportivas das unidades escolares e fazer periódicas manutenções nos espaços para dar mais conforto aos alunos quando voltarem às aulas presenciais, e valorizar o trabalho dos professores de Educação Física do Município.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.