Município promove capacitação sobre atendimento à mulher vítima de violência
O encontro foi realizado para servidores da Assistência Social de Rio das Ostras
Investir na capacitação dos servidores é oferecer um atendimento de excelência a população. Nesta quinta-feira, dia 29, servidores da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras participaram de mais uma capacitação. Desta vez, com a equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Cabo Frio. A troca de experiências abordou como tema o Atendimento à Mulher Vítima de Violência.
Durante a reunião, a equipe técnica de Cabo Frio, composta por assistente social, psicóloga e advogada abordou situações cotidianas de quem exerce o papel de acolher as vítimas de violência doméstica e familiar.
As técnicas ainda abordaram questões como a Infraestrutura que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher deve ter, como é feita a abordagem das vítimas de violência, as especialidades da equipe, as normativas de atendimento para resguardar a equipe técnica e vítima e também a importância do trabalho em rede.
Para a diretora do Ceam, Rosemere Gonçalves, o propósito da capacitação é aprimorar o nosso atendimento.
“Este momento de capacitação é muito enriquecedor para a equipe, pois é uma oportunidade única de troca de conhecimentos e experiências profissionais. O Ceam é um equipamento especializado de atendimento à mulher e busca capacitação permanente, visando ofertar um atendimento de excelência ao público feminino que chega tão vulnerável e com demandas complexas”, ressaltou Rosemere Gonçalves.
“Entender e dar o atendimento especializado à mulher em situação de violência é primordial. As coordenações precisam estar entrosadas para garantir um atendimento humanizado, que pode minimizar a dor da mulher. Uma mulher empoderada e segura criará seus filhos de maneira que não aceitem abusos e não sustentem situações de violência doméstica”, contou a palestrante e assistente social, Edmilce Cruz Maciel.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.