Moradores aprendem a combater a hipertensão
O Centro de Saúde de Nova Cidade recebeu a comunidade no último dia 25 para conscientizar os moradores sobre o problema da hipertensão arterial. O evento marcou o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, 26 de abril, e trouxe orientações sobre o controle e prevenção da doença, com verificação da pressão arterial, informações médicas e nutricionais.
“Minha pressão está alta. Ouvi a médica e vou me cuidar mais”, disse a moradora do Liberdade, Odete Olegário, de 78 anos.
A médica Liza Negreiros, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia explica que 23% dos brasileiros sofrem de pressão alta.“As mulheres atualmente estão sendo mais acometidas. A hipertensão arterial torna-se mais comum com a idade. Entre os idosos, esta proporção é muito maior, equivalendo a um em cada dois idosos”, explica a coordenadora.
As pessoas também receberam orientação de nutricionistas e puderam conhecer a quantidade de sódio presente em diferentes tipos de alimentos. A equipe distribuiu um sal de ervas – uma mistura de temperos com somente um quarto de sal – para ser utilizado no preparo diário dos alimentos.
Sobre a hipertensão é importante saber:
§ A pressão arterial pode variar durante o dia. Em alguns casos, é preciso medir a pressão arterial nos diversos horários do dia.
§ A pressão alta muitas vezes é hereditária, mas outros fatores podem contribuir para seu aparecimento, como obesidade, ingestão excessiva de sal, bebidas alcóolicas e inatividade física.
§ A prática de atividade física ajuda a baixar a pressão. Deve-se sempre procurar orientação médica antes de se iniciar uma atividade física.
§ Não é necessário ingerir a comida totalmente sem sal. Só não pode exagerar!
FONTE: Secretaria de Comunicação Social