Livro produzido por alunos de Rio das Ostras reúne fábulas e mitos inéditos

Textos foram desenvolvidos durante as aulas de Filosofia do curso de formação de professores do Imero

Formar professores e produzir conhecimento são alguns dos objetivos do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), que lançou nesta segunda-feira, dia 19, o primeiro livro com textos e ilustrações dos alunos dessa unidade de ensino. “Mitos e Fábulas Imerianas” foi desenvolvido nas aulas de Filosofia ministradas pelo professor Daniel Linhares, organizador da publicação.

O lançamento do livro faz parte da programação da III Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e da Semana do Normalista do Imero. Os textos e ilustrações foram criados por alunos da turma 2001 do Curso de Formação de Professores do Imero. A expectativa é de que o livro possa ser usado como material paradidático nas turmas de Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino.

“Pedi para que os alunos criassem novos mitos em dupla e, quando vi os textos que fizeram, percebi que valia a pena publicá-los. O Imero trabalha com a formação de professores e acredito que é importante preparar educadores capazes de produzir o próprio material para usar em sala de aula”, afirma Daniel.

Segundo Daniel, os textos podem começar a ser usados pelos alunos-escritores já durante o estágio como professores. “Esses novos mitos fazem pensar e devem incentivar a reflexão das crianças, estimulando o pensamento ético e metafísico. Acredito que a escola deve ser um espaço de gerar conhecimento e saber”, acrescenta.

A estudante Letícia Garcia, de 16 anos, que escreveu o texto “O Mito da Liberação” a quatro mãos com Marcos Vinicius Anchieta, fala que a experiência foi muito positiva. “Ainda estou um pouco assustada com a dimensão que tomou o trabalho proposto em sala de aula. Nunca pensei que resultaria num livro. Acredito que vai ser um incentivo à leitura para os alunos dos Anos Iniciais”, acredita.

Autora do mito “A Origem dos Ventos” em parceria com Viviany Santana, a aluna Beatriz Nunes também está feliz com o resultado. “Saber que algumas crianças vão ler os textos que escrevemos é muito gratificante. Gostei muito da experiência e espero poder produzir e publicar outros”, completa a estudante.

PRODUÇÃO – “Mitos e Fábulas Imerianas” é uma produção coletiva, já que as gravuras foram orientadas pela professora de Artes, as docentes de Português revisaram os textos e a de Tecnologia ajudou na formatação. Outros educadores do Imero deram ainda o parecer técnico, orientando sobre com usar o livro como material didático. Integrantes da equipe da Casa de Educação atuaram na revisão final da publicação.

O projeto do livro foi um dos ganhadores do Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa (Proinpe) em 2015 e com o valor recebido foi possível custear a impressão da primeira tiragem, com 60 exemplares.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.