Lançamento de Projeto Ambiental reúne centenas de pessoas
Projeto “Gestão Participativa do Petróleo” é desenvolvido em parceria entre Prefeitura, Petrobras, UFRJ e Ibama
Rio das Ostras é reconhecida por sua gestão ambiental participativa, integrando comunidade, poder público,escolas, técnicos e representantes da sociedade em torno das questões do meio ambiente. Prova disso foi o lançamento do Projeto “Gestão Participativa do Petróleo – Cuidando do que é nosso!”, que lotou a Câmara Municipal no dia 10 de setembro.
O projeto é resultado dos estudos desenvolvidos pelo Polo Rio das Ostras do projeto Pólen. O Pólen é mantido pela Petrobras como uma contrapartida às atividades de exploração e produção de petróleo nos 13 municípios da Bacia de Campos.
Participaram do evento o vice-prefeito Wilton Broder, secretários municipais, o Comandante da 3ª Cia. de Polícia Militar, Ten. Tales, o coordenador do Nupem/UFRJ, Vinicius Farjalla, o consultor da Petrobras Edgar Pessanha e a coordenadora do projeto Pólen, Marcela Farjalla; além de representantes de associações de moradores, conselheiros municipais, educadores, alunos e os gestores dos polos de Casimiro de Abreu, Quissamã e Macaé.
No lançamento, o vice-prefeito Wilton Broder destacou a importância da responsabilidade sócio-ambiental e o envolvimento dos jovens nessa iniciativa. O vice lembrou das ações que o município já vem realizando para preservação ambiental, como a limpeza de rios e canais.
A coordenadora do Pólo Rio das Ostras e educadora da Secretaria de Educação, Claúdia Corrêa, apresentou ao público o “Gestão Participativa do Petróleo”, que vai envolver 45 jovens de áreas diferentes da cidade, integrando fóruns, expedições ambientais e oficinas. O projeto propõe debates e ações voltadas à boa aplicação dos recursos de royalties e avaliação da atividade petrolífera no município. Prevê ainda a realização da I Conferência Municipal do Petróleo na região.
Marcela Farjalla e Edgar Pessanha elogiaram a efetiva participação da Prefeitura de Rio das Ostras na iniciativa. “O Polo Rio das Ostras tem como característica a união e o diálogo. Parabéns à Prefeitura por manter as portas abertas para os projetos ambientais”, disse Marcela.
“Estou surpreso com a quantidade de pessoas aqui presentes, de todas as idades”, disse o consultor da Petrobras. “Os moradores de Rio das Ostras são privilegiados por morar nesta cidade”, completou o representante da empresa.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social