José Hugo Celidônio ministra aula especial para chefs riostrenses

Celidônio é o coordenador técnico do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras que começa oficialmente nesta sexta, dia 1º

Embora a 17ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras comece oficialmente nesta sexta-feira, dia 1º, o consagrado chef José Hugo Celidônio, coordenador técnico do evento abriu os trabalhos nesta quarta-feira, dia 30, com uma aula especial, realizada na Padaria Escola, para os chefs dos restaurantes participantes.

Como entrada ele preparou um “Nectar de Abacate com Camarões” e como principal a famosa “Moqueca Carioca”, criada por eleambos pratos de dar água na boca. Durante o preparo, Celidônio explicou, no caso da moqueca, as diferenças entre as que são feitas na Bahia e no Espírito Santo, por exemplo.

“Estou sem vir a Rio das Ostras há alguns anos, mas percebi que a cidade teve um crescimento muito grande. Acredito que a culinária também tenha acompanhado esse desenvolvimento. Com relação ao Festival, tanto a população quanto os amantes da gastronomia terão a oportunidade de ter aulas com três grandes chefs de gerações e estilos diferentes”, disse Celidônio. Além dele próprio, a Francesco Carli, chef executivo do Copacabana Palace; e Pedro d’Artagão, do Irajá Gastrô.

Para Wladimir Ancelmo, chef do Yakiostras, a expectativa é a melhor possível. “Acredito que tenhamos um excelente festival, principalmente pela participação do José Hugo Celidônio, que é um mestre nessa área. Todos nós temos a ganhar com as aulas e com os chefs convidados”, disse.

Ao todo, 11 restaurantes – Bar da Boca, Bartrô Restaurante e Bistrô, Casa das Massas, Casa da Praia, Julien’s, Ponto Tropical, Rancho da Baiana, Dê Gastronomia, Macaxeira, Mundi Gourmet e Yakiostras – vão participar do 17º Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras com receitas inéditas a um preço único de R$25.

Este ano o Festival de Frutos do Mar conta com parcerias importantes como da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj, Só Peixe Distribuidora de Pescado, Italínea Móveis – Grupo Villaare, Vinícola Boutique Lídio Carraro e Adega Cocoricó.

SORTEIO – O público que prestigiar ao menos quatro restaurantes participantes do Festival, além de saborear pratos deliciosos, vai concorrer um jantar, com direito a acompanhante, no final do evento. Para isso, é necessário que ele tenha o “passaporte” do festival com quatro carimbos. Esse passaporte está disponível nos próprios estabelecimentos.

VINÍCULA LIDIO CARRARO – A Vínicula Boutique Lidio Carraro, que estará em Rio das Ostras no Festival, foi escolhida pela Fifa para ser a vínícola oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Seus vinhos estarão presentes em todos os estádios e nos eventos oficiais da competição. Serão oferecidos três vinhos, um tinto, um branco e um rosé. Todos terão o rótulo personalizado e serão da linha Faces, uma nova categoria que a vinícola já estudava lançar no mercado, a preços mais competitivos

PROGRAMAÇÃO WORKSHOPS (PRAÇA SÃO PEDRO):

1 de novembro

19h – Aula com enólogo Juliano Carraro – Vinícola Lídio Carraro

20h -Aula pública com chef Pedro D’Artagão – Restaurante Irajá Gastrô/RJ  

23h – Show com Maurício Sahady – Concha Acústica

2 de novembro

19h – Aula com enólogo Juliano Carraro – Vinícola Lídio Carraro

20h – Aula pública com o chef Francesco Carli – Copacabana Palace/RJ

21h30 – Aula pública com o chef José Hugo Celidônio – Revista de Domingo

23h – Show com Tarin Spilzman – Concha Acústica

3 de novembro

18h – Aula pública com o chef Iran Assumpção – ex-Quadrucci Búzios

20h – Aula pública com o chef Leonardo Lima – Bar da Boca Bistrô/Macaé

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.