Jogo educativo estimula o aprendizado dos estudantes de Rio das Ostras

Top 9 é voltado para alunos que cursam o último ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino

Adolescentes estão adaptados à linguagem dos games e costumam ficar muito tempo em disputas virtuais.

O Projeto Top 9 – Estudos Avançados, que começou a ser implantado na Rede Municipal de Rio das Ostras, utiliza essa habilidade para incentivar os alunos a aprimorar os conhecimentos. Seguindo o formato de um jogo eletrônico, a nova Plataforma Virtual de Aprendizado (AVA) mede as habilidades dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.

Uma iniciativa da Secretaria de Educação, o Top 9 é mais uma ferramenta, de uso não obrigatório, para motivar a aquisição de conhecimento. O game voltado para o aprendizado vai beneficiar cerca de 1.700 estudantes do 9º ano de 13 unidades de ensino. Também os 77 alunos da correção de fluxo, ou seja, que cursam simultaneamente o 8º e 9º anos como forma de diminuir a distorção idade/série, estão inseridos no projeto.

“O Top 9 busca despertar hábitos de estudo e melhorar o aprendizado dos alunos. Tudo isso por meio de um jogo educativo que inclui atividades em plataforma virtual e testes de aferição de conhecimentos. É mais um recurso para auxiliar no desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, enfatiza Valéria Bragança, diretora do Departamento de Avaliação Educacional, responsável pela elaboração e implantação do projeto.

Segundo Valéria, o game é um importante instrumento preparatório para os alunos que estão encerrando o Ensino Fundamental. Com o Top 9, esses estudantes podem ampliar os conhecimentos e têm maiores chances de alcançar bons resultados nos concorridos processos seletivos de ingresso no Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense – IFF e Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero, entre outros.

APLICATIVO DE ENSINO – Desenvolvedor Web do Top 9 – Estudos Avançados, o professor Daniel Aguiar lembra que o projeto aproveita a familiaridade dos alunos com as novas tecnologias. “Como nossos adolescentes já têm a cultura cibernética, decidimos criar um aplicativo de ensino sistematizado em forma de game. O conteúdo é baseado no referencial curricular da Rede Municipal para o 9º ano”, explica.

Todos os estudantes do 9º ano receberam login e senha individuais para participar do Top 9. Assim como nos games tradicionais, eles devem ultrapassar diferentes níveis, com graus crescentes de dificuldade, para ganhar pontos. No site existem três rankings que medem, respectivamente, as pontuações individuais, de turmas e de escolas. O aluno consegue observar a evolução dos três primeiros colocados, mas sem saber quem são, já que a identidade dos jogadores é mantida em segredo, e pode avaliar o próprio desempenho em relação aos demais.

“Estou achando muito divertido aprender e participar de um game ao mesmo tempo. Com o projeto, eu fiquei ainda mais incentivada a estudar. Sem falar que estou me sentindo mais preparada para fazer uma prova de ingresso no Ensino Médio já que o grau de dificuldade das questões do Top 9 é o mesmo das provas de seleção”, conta Gabrielly Matias, que cursa o 9º ano no Colégio Municipal Professora América Abdalla.

Por intermédio do aplicativo é promovido ainda o nivelamento individual do aprendizado. Cada vez que comete um erro, o aluno tem acesso a uma aula sobre o assunto abordado na questão que não acertou. Se preferir, o estudante pode fazer essas aulas, compostas por vídeos, links e textos, antes de responder aos questionários. Assim como nos jogos eletrônicos, existe um tempo máximo para as atividades, que não podem ser repetidas.

O Top 9 é composto por três módulos – Básico, Intermediário e Avançado – com cinco níveis progressivos de dificuldade. Cada unidade de ensino conta com um professor colaborador, que orienta sobre o uso da plataforma. Ao final do projeto, os melhores alunos, turma e escola serão premiados, assim como os professores da turma vencedora.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.