Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Município de Rio das Ostras faz aquisição de novos equipamentos de proteção para profissionais da Saúde

 

Material comprado já foi encaminhado para as principais unidades da Rede de Saúde

Em meio à pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Rio das Ostras vem adotando diversas medidas de prevenção e buscando alternativas para driblar possíveis problemas, com o objetivo de garantir a proteção de toda a população no enfrentamento da doença. Trata-se de uma crise mundial, que afeta não só a saúde pública como também as atividades econômicas e finanças dos municípios e, com isso, também surgem muitas dúvidas e especulações. No entanto, em Rio das Ostras, ao contrário de algumas fake news instaladas em redes sociais, a Administração Municipal conseguiu mais um avanço, a aquisição de novos insumos e equipamentos de proteção individual para os profissionais da Saúde, visando a assistência adequada e segurança no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19.

 

Por meio do Fundo Municipal de Saúde, a Prefeitura efetivou a compra emergencial de vários insumos e equipamentos necessários para aquisição exclusiva dos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente em combate ao Coronavírus, respeitando todos os protocolos e procedimentos operacionais (padrão), publicados para o contexto atual, pelo Ministério da Saúde.  

 

Além de proteger as equipes, os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s também asseguram a saúde dos pacientes, evitando que algum profissional contaminado e assintomático transmita a doença. Em Rio das Ostras foram adquiridos 10 mil unidades de máscaras N95; 220 mil máscaras cirúrgicas; 7.700 toucas de proteção e o mesmo número de sapatilhas hospitalares; 14.892 luvas de procedimento e mais 38.607 luvas cirúrgicas estéreis; 1040 aventais descartáveis impermeáveis; 1000 macacões de uso pessoal para trabalho em área contaminada; 2.560 unidades de sabonete líquido; 6.700 litros de álcool etílico hidratado a 70% para higiene de superfícies; 2.560 unidades de 800ml de álcool etílico hidratado a 70% em gel para higiene das mãos; além de protetores faciais e óculos de proteção facial.

 

Todo o material foi encaminhado as Unidades de Saúde do Município, incluindo Pronto-Socorro, Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e Hospital Municipal.

 

Na UPA 24H, que foi aberta no início deste mês no Âncora, os profissionais já estão todos equipados e seguros para os atendimentos. Para o diretor da unidade, Sandro Pereira Ribeiro, os equipamentos de proteção são de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho, principalmente, nesse período difícil da Saúde Pública no país.

 

“Estamos passando por tempos difíceis e a abertura da UPA já foi um grande avanço para a Saúde de Rio das Ostras. Agora conseguimos esses equipamentos e somos muito gratos por isso, pois vai trazer mais segurança e proteção não só para nossos profissionais que estão na linha de frente, mas também toda a população, em especial, os pacientes que enfrentam a Covid-19. Temos que estar todos preparados para a disseminação desse vírus e vamos trabalhar para garantir o melhor atendimento possível, porque o objetivo é salvar vidas”, ressaltou o diretor.

NOVA AQUISIÇÃO – Tão importante quanto os EPI’s, outros equipamentos também são fundamentais nesse processo, como os respiradores. Para reforçar os atendimentos, o Município também já iniciou a compra de 36 novos respiradores para as Unidades de Saúde. No que diz respeito ao número mínimo de aparelhos, é importante frisar que não existe número ideal em uma pandemia. No entanto, os que estão disponíveis estão atendendo, porque até o momento nenhum dos pacientes atendidos está fazendo uso de respirador.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios