Importância do tratamento de resíduos empresariais é tema de reunião na ZEN
As empresas que não cumprirem as normas ambientais estão sujeitas a penalidades da Feema
Com o intuito de conscientizar os empresários sobre a importância do tratamento e gerenciamento dos resíduos, foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 8, uma reunião na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras (ZEN) sobre recolhimento de resíduos industriais.
No encontro, foi destacada a necessidade do cumprimento da lei ambiental e do regimento interno da ZEN, que determina que todas as empresas são responsáveis pelos resíduos industriais que geram até sua destinação final. Os efluentes domésticos produzidos pelas empresas são tratados na Estação de Tratamento de Efluentes da ZEN.
Também foi decidida a criação de um contrato coletivo para viabilizar e minimizar os custos das pequenas empresas que não geram o número mínimo de resíduos exigidos pelas prestadoras de serviços que tratam o esgoto empresarial líquido e sólido.
"Através desse contrato, as empresas menores, que não conseguiam ser atendidas pelas prestadoras de serviço, serão beneficiadas pagando só a sua parte", explicou Walanem Figueira, chefe de acompanhamento de processo e responsável pelo Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Negócios e Petróleo.
As empresas que não cumprirem as normas ambientais e da ZEN do tratamento de resíduos estão sujeitas a multas e penalidades da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema).
FONTE: SECOM – PMRO.