Importantes conquistas marcam Saúde em Rio das Ostras
A Saúde Pública de Rio das Ostras continua sendo uma das prioridades da Administração Municipal. Uma das principais conquistas foi a inauguração em 2020 da UPA 24h, aguardada pela população por mais de seis anos, hoje funciona a pleno vapor e trouxe mais qualidade e agilidade ao atendimento de emergência. Nesse período, foram realizados quase 200 mil atendimentos.
A unidade foi construída com recursos do Ministério da Saúde e totalmente equipada com recursos do Município.
Os pacientes recebem o primeiro atendimento com classificação de risco, avaliação clínica e pediátrica, investigação diagnóstica e laboratorial para estabilização clínica e, quando necessário, encaminhamento para procedimentos de alta complexidade na rede hospitalar.
A aquisição de equipamentos para realização de exames de tomografia, raio X e CR – radiologia computadorizada e reativar o serviço de Terapia Renal Substitutiva – hemodiálise aos pacientes hospitalizados no Município são também grandes conquistas.
HOSPITAL MUNICIPAL- O Hospital Municipal também passou por importantes melhorias como a climatização, recebeu novo sistema de gases e de iluminação, centenas de equipamentos, inclusive no Centro Cirúrgico, um moderno Centro de Material Esterilizado e Centro de Imagens, onde o paciente tem à disposição ultrassonografia, raio X e radiologia computadorizada.
CENTRO OFTALMOLÓGICO- Criado em 2021, o Centro Oftalmológico Municipal vem mudando a vida de muitos moradores. A unidade foi estruturada para oferecer um serviço técnico de qualidade e humanizado à população. Inclui atendimentos que não eram oferecidos na Rede Municipal. Assim, os moradores conseguem realizar seu tratamento na própria cidade.
Desde sua inauguração, o Centro já realizou mais de 8.700 atendimentos, entre consultas oftalmológicas, cirurgias, tratamentos de retina, córnea, glaucoma, catarata e aplicação de injeção intravítrea.
Os pacientes são encaminhados ao Centro Oftalmológico, localizado no Centro de Saúde Rio das Ostras e também pela Unidade de Pronto Atendimento- UPA, no Âncora.
FARMÁCIA MUNICIPAL- Importante Unidade da Rede, a Farmácia Municipal oferece mais de 450 diferentes itens de medicamentos e insumos. Atualmente, são mais de 900 pacientes cadastrados e quase 200 mil atendimentos nos últimos quatro anos.
Em setembro de 2020, a unidade ganhou o Polo de Medicamentos do Componente Especializado para melhorar o acesso da população a esses remédios.
Nesse período, também houve o aumento no quadro de farmacêuticos efetivos: 15 profissionais já estão atuando na rede e outros 11 estão em processo de posse.
ENFRENTAMENTO À COVID – Com a pandemia do coronavírus, surgiram demandas urgentes a serem atendidas para proteção da Saúde dos moradores. Para esse enfrentamento, a Prefeitura organizou com agilidade e implantou uma rede integrada de serviços de Saúde dedicados ao controle da Covid-19 e ao atendimento de casos.
A rede criada incluiu Centro de Triagem, leitos de UTI dedicados e um Hospital de Campanha, instalado e mantido com recursos próprios do Município.
Também foi promovida uma série de eventos de testagem em massa da população. O Município contratou novos técnicos durante o período de pandemia e convocou mais de 1.500 profissionais de Saúde aprovados no último Concurso Público.
Agora, Rio das Ostras dá sequência ao Plano Municipal de Vacinação de forma criteriosa e transparente.
NOVOS EQUIPAMENTOS E EXAMES – Nos últimos quatro anos, houve a retomada de vários serviços importantes da Rede de Saúde com a aquisição de equipamentos e tratamentos de doenças, acompanhamento de Saúde e cirurgias.
Somente nesse período, foram realizados quase 18 mil exames de tomografia computadorizada, mais de 36 mil exames de Raio-X e mais de 30 mil exames de ultrassom.
O Centro de Imagem do Hospital Municipal efetuou mais de 245 mil exames de 2019 até maio deste ano.
SAÚDE BÁSICA- A Atenção Básica, que reúne ações de prevenção de doenças e promoção da Saúde dos moradores, é uma prioridade da Gestão Municipal.
Entre os avanços nessa área nos últimos quatro anos, destacam-se a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família- ESF, além da descentralização de programas de Saúde, convocação de profissionais aprovados no último Concurso Público, aquisição de novos carros para os serviços da Atenção Básica e Vigilância em Saúde e capacitação permanente dos técnicos da Rede Municipal.
Nos últimos quatro anos, foram quase 92 mil atendimentos realizados nos Postos de Saúde. Os programas municipais de saúde registraram 40 mil e 400 atendimentos.
PRONTO-SOCORRO- O Pronto-Socorro Municipal teve um papel central no enfrentamento à Covid-19 em Rio das Ostras, funcionando como Centro de Triagem do Coronavírus e como referência no atendimento de pacientes com sintomas da doença.
A unidade ganhou novo sistema de oxigênio e também modernizou mobiliário, camas e equipamentos para atender melhor à população.
Nos últimos quatro anos, o Pronto-Socorro realizou quase 210 mil atendimentos.