Guardas Civis foram selecionadas para participar de qualificação em Segurança Pública
Agentes cumpriram exigências e requisitos para participar da formação
Cerca de 80 guardas civis municipais – GCM de Rio das Ostras foram selecionados para participar do Projeto Bolsa Formação, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2. A qualificação traz mais preparo e conhecimento aos agentes, tendo como resultado um trabalho mais técnico e de excelência para a população.
Dentre os cursos apresentados pelo Pronasci e que devem ser realizados de forma on-line pelos guardas que foram selecionados estão: O Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil; Segurança Pública e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução das Violências; O Estado Democrático de Direito e os Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp); Os Municípios e a Prevenção da Violência: o Papel da Guarda Municipal (EAD); Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública (EAD), entre outros.
As ações estratégicas de ensino têm o objetivo de aprimorar o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a defesa dos direitos e garantias fundamentais.
O secretário de Segurança Pública, Evandro de Carvalho, falou orgulhoso do alto número de aprovados em participar dos cursos.
“Ver a quantidade de agentes selecionados para participar dos cursos do Pronasci me deixa feliz e orgulhoso. Os cursos têm como objetivo qualificar ainda mais o agente e, com isso, melhorar a atuação dos gcms no atendimento à população”, contou.
PRONASCI – O Pronasci 2 é um programa do Governo Federal que tem como objetivo articular e integrar ações de segurança pública com ações sociais, buscando reduzir a criminalidade e promover a cidadania. Todos os cursos possuem certificação ao seu final, ou seja, o aluno aprovado ao término dos estudos recebe o certificado de conclusão.