Guarda Municipal de Rio das Ostras comemora 25 anos

Data é celebrada no próximo domingo

No próximo domingo, 25, a Guarda Municipal de Rio das Ostras completa 25 anos. Durante todo esse tempo, a instituição esteve presente na vida dos cidadãos riostrenses desempenhando diferentes funções. De lá para cá, muitas ações importantes foram realizadas como a criação da Patrulha Maria da Penha, a Ouvidoria e a Corregedoria. Os guardas passaram por diferentes qualificações, foram adquiridas novas viaturas, além da integração das forças de segurança que diminuíram os números de violência no Município.

 

Fundada em 25 de agosto de 1994, a Guarda Municipal de Rio das Ostras conta com um efetivo de 389 servidores, que atuam diariamente na segurança, no atendimento das vítimas de violência, no trânsito, nas ações de prevenção à violência nas escolas e do cuidado do patrimônio público.

 

Departamentos Operacionais-  Os guardas são capacitados para trabalharem em diferentes áreas da instituição. Os departamentos operacionais que compõem o organograma da Instituição são Trânsito, Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar, Grupamento de Operações Especiais, Coordenadoria de Defesa Civil e a Banda Musical. 

 

O departamento de trânsito é responsável pela fiscalização do trânsito, faz o registro em caso de acidentes e orienta os motoristas em variadas situações do cotidiano.

 

A Patrulha Maria da Penha é uma importante ferramenta na repressão de atos de violência contra à mulher. Os guardas realizam visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, verificando o cumprimento das medidas protetivas.

 

A Ronda Escolar vem aprimorando os serviços prestados à população. Os Guardas realizam palestras para os estudantes e também realizam teatro com fantoches para as crianças com variadas temáticas.

 

No Grupamento de Operações Especiais, os GMs são treinados para dar atendimento em qualquer ocorrência atípica e intervir em caso de necessidade.

 

Coordenadoria de Defesa Civil presta auxilio em calamidades, alagamentos, resgatando pessoas em situações de risco, além de realizar podas de árvores que estão ameaçando a segurança das pessoas.

 

A Banda Musical veio abrilhantar e despertar o sentimento de pertencimento.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.