Guarda Municipal auxiliará PM a fiscalizar cumprimento da Lei Seca em Rio das Ostras
Campanhas educativas e compra de bafômetro fazem parte das ações programadas
A Secretaria de Guarda e Trânsito de Rio das Ostras está criando meios de auxiliar a Polícia Militar na fiscalização da Rodovia Amaral Peixoto dentro do perímetro urbano do município com o intuito de fazer cumprir a Lei Seca. Campanhas educativas e compra de bafômetro fazem parte das ações programadas para os próximos meses.
"Como a avenida principal da nossa cidade é uma rodovia estadual, essa lei fará parte do nosso dia-a-dia. Por isso, queremos conscientizar estabelecimentos comerciais, motoristas e motociclistas para reduzir o número de infrações e acidentes", explicou Sérgio Pinto, secretário de Guarda e Trânsito.
De acordo com a nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, o consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, pode perder o direito de dirigir por até um ano; ser detido de seis meses a três anos e até ser proibido ter habilitação novamente.
O motorista que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito a penalidades. Os condutores deverão fazer o exame de sangue quando não houver bafômetro disponível no local da fiscalização. A pessoa pode se recusar a ser examinada, mas o policial também pode exigir que o motorista seja examinado por um médico-perito.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social