Fundação Rio das Ostras de Cultura monta programação para celebrar Dia da Dança

População está convidada a comemorar a arte do movimento
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril, a Fundação Rio das Ostras de Cultura preparou uma programação especial para este sábado, dia 26, a partir das 16h, na Concha Acústica, no Centro, celebrando a diversidade, a arte e a expressão corporal. O evento reunirá apresentações de diversos estilos de dança, oficinas interativas e performances artísticas, promovendo a integração entre artistas locais e o público.
Entre os destaques da programação, está o projeto “Dançar é para Todos”, idealizado por Mary Patricio, com várias escolas de dança participantes. Serão ofertadas ao público aulas gratuitas com professores de diversas modalidades, como ballet clássico, jazz, contemporâneo, danças urbanas, dança do ventre, dança de salão e dança ministerial.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos moradores um contato aproximado com a arte de dançar. A ideia é mostrar que todos podem dançar, independente de idade, do sexo ou se tem restrições de mobilidade.
A partir das 18h, o dançarino Cacau Mendes, artista conhecido no Município, vai agitar a Concha Acústica com o projeto “Arte em Movimento! Venha viver essa experiência”. O projeto promete fazer todo mundo dançar aos ritmos de samba, forró, bolero, zouk e muito mais.
O espaço vai ficar pequeno para tanto aprendizado, alegria e diversão.
Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, dançar não é apenas uma atividade física, mas qualidade de vida.
“A dança é uma das formas de arte mais antigas e universais, capaz de expressar emoções e conectar pessoas. Esse evento de dança é uma celebração dessa linguagem que transcende barreiras culturais e une o público por meio da beleza, alegria, ritmo e energia do movimento”, destacou Rosemarie.
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA – Instituído pela Unesco em 1982, o Dia Internacional da Dança homenageia o nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna. A data reforça a importância da dança como linguagem universal de expressão e conexão entre povos.
A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo valorizar essa arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.
PROGRAMAÇÃO
Data: 26 de abril
Local: Concha Acústica
“Dançar é para Todos”
16h – Abertura com representantes dos estúdios de dança
16h15 – Apresentação Keiphany
16h30 – Dança Contemporânea (Studio Corpo)
16h30 – Aéreos (Studio Vibre)
17h – Ballet Clássico (Bela Arte)
17h30 – Dança Inclusiva (Luiz Kamau)
18h – Dança do Ventre (Anne Nargis Studio)
18h30 – Encerramento (Foto com participantes)
“Arte em Movimento! Venha viver essa experiência”
18h40 – Apresentação de samba e forró (Cacau Mendes e Ariany Braga)
19h – Aulão de Forró
19h30 – Aulão de ritmos com Diesel